Estudante de Humor desenvolve projeto cênico inspirado em letras de rap

Publicado em: 01/07/2020 |

Experimento Pandêmico, projeto desenvolvido por Mateus Jesus, estudante do curso de Humor na SP Escola de Teatro, surgiu com a publicação do monólogo Príncipe Latino – inspirado em uma letra de rap. Devido à repercussão positiva do vídeo, o tema se tornou uma nova pesquisa durante o período de isolamento social, resultando em um segundo vídeo, Seu Polícia, dessa vez mais elaborado, contando com edição, beats de rap e improvisos.

Mateus é músico, ator e cantor, e começou a fazer teatro na Cia. Teatro do Kaos, na qual apresentou, em 2018, uma peça com dramaturgia toda feita através de fragmentos de músicas de rap. Integrante do grupo Esquadrilha Marginália, formado por três jovens da periferia de Cubatão, utilizam o teatro de rua para pesquisar e discutir questões étnico-raciais.

Segundo Mateus, o projeto trouxe à tona situações vividas, e evidencia todo o racismo que corpos pretos sofrem na sociedade. Responsável pela direção, edição, luz e texto, destaca que toda dificuldade e limitação de fazer tudo com o celular, o fez dar ainda mais valor às outras áreas envolvidas num experimento cênico.

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024