SP Escola de Teatro

Estudante de humor da SP, Gabrielle Paula e sua trupe realizam mostra sobre conto de Shakespeare

Gabrielle Paula, estudante de humor da SP e integrante da Trupe Pandemônio em Cena. Foto: Divulgação

Em 2020, a estudante de humor da SP Escola de Teatro Gabrielle Paula e a Trupe Pandemônio em Cena iniciaram uma pesquisa em meio ao isolamento social – contexto esse que serviu como norteador para escolha do texto shakespeariano “O Conto do Inverno”. A dramaturgia foi escrita por Shakespeare durante uma pandemia vivida pelo autor, e nela, encontraram algumas identificações com os tempos atuais, como o paradoxo com a passagem do tempo, as relações de gênero durante a quarentena e a morte precoce de pessoas amadas.

No ano seguinte, a Trupe foi contemplada pelo edital emergencial Prêmio Aldir Blanc para Cidade de São Paulo, com o projeto Pandemônio em Criação: Solos Shakespearianos, o que possibilitou o compartilhamento da pesquisa cênica com o público, e realizaram um debate sobre Shakespeare e a pandemia, com o historiador-pesquisador Ricardo Cardoso. Também ofereceram uma oficina de confecção e prática com máscaras teatrais, e agora finalizam o projeto com uma mostra apresentando solos elaborados por cada um dos nove artistas da Trupe.

As apresentações acontecerão de forma online e gratuita, de segunda à sexta, entre os dias 24 de maio e 04 de junho, através das redes sociais da trupe: Instagram, Facebook e YouTube.

“Durante quatro meses do projeto tivemos encontros semanais, que no início foram conduzidos por Cristiani Mutarelli para orientação de texto. Depois, partimos para os experimentos de cenas individuais, levando células de cena toda semana, a fim de receber provocações artísticas uns dos outros. Para essa provocação e orientação cênica coletiva, também contamos com nosso amigo, artista-historiador e especialista em Shakespeare, Ricardo Cardoso. Estou muito feliz com a Trupe vivendo seus anseios artisticamente, discutindo teatro, contexto e tantas ideias que giram em torno do nosso trabalho, possibilitando oficinas, debates e mostras artísticas gratuitamente. A Lei Aldir Blanc é fundamental para a continuidade da cultura durante a pandemia”, conclui a atriz.

 Pandemônio em Criação: Solos Shakespearianos

 

Ficha técnica:

Produção: Pandemônio em Cena | Provocações: Ricardo Cardoso e Pandemônio em Cena | Orientação de texto: Cristina Mutarelli | Elenco: Amanda Gamba, Alef Barros, Caroline Oliveira, Gabriela Mendes, Gabrielle Paula, Jamile Raí, Lucas Vedovoto, Paula Luppi e Rodrigo Veloso | Edição final: Paula Luppi | Design: Felipe Tercetto | Foto: Volta Produções.

Sair da versão mobile