Estudante de Atuação, Nathiaga Borges, lança clipe de música feita através de parceria entre artistas

Publicado em: 29/07/2020 |

A estudante do curso de Atuação, Nathiaga Borges, lançou um clipe de música feita para um documentário através de parcerias entre alunos de Atuação e Sonoplastia. A composição escrita pela atriz ganhou melodia assinada por Amarilis Vitale, estudante de Sonoplastia da SP Escola de Teatro.

Para Nathiaga, o clipe é um desabafo e um grito de liberdade, inspirado em um trecho do livro “Memória da Plantação”, de Grada Kilomba, que fala sobre a máscara do silêncio — dispositivo de ferro que era colocado na boca das pessoas escravizadas para silenciá-las. “Esse trabalho, de certa forma, é uma tentativa de honrar essa ancestralidade. Sendo um grito pela liberdade, um grito pelo lugar de fala, um grito territorial pelo meu direito de ir e vir. É um trabalho que não é só meu, não fala somente sobre a minha individualidade. E vem dentro da conexão de todas as pessoas que me fizeram chegar até aqui. A minha ancestralidade, as minhas mulheres, todas que me ensinaram a ser o que eu sou hoje”, conta a artista.

O processo e desafios

O grande aprendizado desse projeto foi estabelecer uma comunicação sem ruídos, já que o trabalho remoto acaba filtrando o que a pessoa está expressando e dificulta a leitura precisa do outro lado, e para ela sempre foi importante que todos os envolvidos tivessem o conceito da música e do videoclipe muito claro. Felizmente a conexão sensível com Sandro Martyns e Jonas Junior, permitiu driblar esse ruído fazendo que todos estivessem na mesma sintonia e o processo se desenvolvesse da melhor maneira. O maior desafio foi fazer tudo isso em segurança e seguir todas as medidas de proteção e mesmo com todo cuidado, durante a gravação ela acabou torcendo o pé, mas continuou dançando. Ela reflete que isso é uma simbologia da vida, na qual, muitas vezes caímos, mas temos que levantar e fazer o que deve ser feito, mesmo com dor, feridas e incômodos. E é dessa forma que é o seu trabalho, mesmo nas dificuldades, ela segue resistindo, mantendo a sua identidade, essência e trilhando o seu caminho.

Confira o vídeo clicando na imagem:

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024