SP Escola de Teatro

Estreia hoje, 12, espetáculo Infância de Graciliano Ramos, protagonizado por Ney Piacentini, professor colaborador da SP Escola de Teatro

Foto: Divulgação site rodateatro

Nesta segunda, 12, às 19h, estreia a apresentação de Infância, espetáculo presencial e gratuito, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, protagonizado por Alexandre Rosa e Ney Piacentini, professor colaborador do curso técnico de Atuação da SP Escola de Teatro.  Os ingressos estarão disponíveis na recepção do local a partir das 18h.

Idealizada e produzida pelo grupo rodateatro, a peça já foi apresentada em cidades de Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Paraná, em Aracaju, Salvador e no Teatro Municipal de São Paulo.

Processo Seletivo 1/2023 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

Infância é a transcrição cênica e musical a partir do livro homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Nesta obra, o escritor alagoano traz à tona seus primeiros anos de vida até o despertar da puberdade vividos no interior dos Estados de Alagoas e Pernambuco. Em meio à dura vivência com a família, surge página a página uma criatura, mesmo que marcada por uma difícil alfabetização,  interessada nos vários personagens à sua volta e no mundo das letras.

Em dezembro de 2021, os dois artistas foram até o sertão de Pernambuco e Alagoas, em busca dos espaços onde se dão os episódios de Infância e de seu mundo sensorial. Passaram por Quebrangulo, Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE). Lá conheceram a aridez e a pulsação da gente do sertão e da Zona da Mata nordestinos. Visitaram as ruas citadas no livro, as casas em que Graciliano viveu e puderam conviver com os locais. Além dessa viagem de imersão e da leitura das obras completas do autor, a pesquisa contou ainda com quatro palestras proferidas por especialistas como Ieda Lebensztayn, Ivan Marques, Leusa Araujo e Luciana Araujo Marques.

Após a apresentação, a jornalista e pesquisadora Luciana Araujo Marques conduzirá uma conversa com os atores sobre o universo de Graciliano Ramos e o processo de construção da peça.

Confira como foi o sarau cultural promovido pelos estudantes da SP Escola de Teatro

O objetivo do grupo de trazer ao palco um dos livros mais importantes do autor consagrado tem a intenção de estimular a leitura e a formação de público na conjugação entre literatura, teatro e música.

Serviço:
Infância – de Graciliano Ramos
com Alexandre Rosa e Ney Piacentini
Local: Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP
Quando: Sempre às segundas – 12 de dezembro de 2022, 16, 23 e 30 de janeiro de 2023.
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Entrada franca

Confira o teaser: 

TEASER INFÂNCIA , de Graciliano Ramos

 

Sair da versão mobile