SP Escola de Teatro

Espetáculo nas Prateleiras

A sala estava cheia e Stanislavski se preparava para atuar. Ao lado, Yoshi Oida permanecia invisível. No andar abaixo, Aristóteles poetizava sobre a arte e Plínio Marcos navalhava a carne da falecida de Nelson Rodrigues. 

 

Essa pequena história nunca aconteu, exceto na imaginação. Mas existe um lugar em que se pode conhecer tais autores e milhares de outros. São artistas de muitas épocas, os quais contam suas memórias e conhecimento por meio de páginas. Nesse espaço, eles possuem formato retangular, ficam dispostos lado-a-lado em prateleiras e sempre estão à espera de alguém para um bom papo. O local em que esse artistas moram tem nome e endereço. Quer conhecer?

 

A Biblioteca na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco já está funcionando. O acervo conta com mais de 2.300 obras sobre artes gráficas, cenografia, cinema, crítica Teatral, filosofia, história do teatro, jornalismo, literatura, peças teatrais, psicologia, religião e teatro. Boa parte dele foi doada por um dos idealizadores da Escola, o ator, jornalista, professor, diretor e dramaturgo Alberto Guzik (1944 – 2010) e pela crítica teatral e dramaturgista Christiane Riera (1968 – 2012).

 

As importantes obras doadas por Guzik estão disponíveis para consulta (Arquivo SP Escola de Teatro)

 

E como dito no início do texto, no acervo é possível encontrar de Constantin Stanislavski, autor de “A Preparação do Ator”; Yoshi Oida, que escreveu “O Ator Invisível” e “Arte Poética”, de Aristóteles, até Plínio Marcos, autor de “Navalha na Carne”, e a peça “A Falecida”, de Nelson Rodrigues.

 

A Biblioteca está aberta para consulta e empréstimo aos aprendizes e colaboradores (período de 7 dias, renováveis), e ao público externo, para consulta. 

 

 

 

Serviço:

Biblioteca SP Escola de Teatro

 

Sede Roosevelt

Horário de funcionamento: Segundas, quartas e sextas, das 9h30 às 18h30

Onde: Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel.: (11) 3775-8600

 

Sede Brás

Horário de funcionamento: Terças e quintas, das 8h30 às 18h30

Onde: Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás

Tel.: (11) 2292-7988

 

Texto: Leandro Nunes

 

Sair da versão mobile