Espetáculo infantil mescla linguagens para abordar questão ambiental

Publicado em: 15/08/2013 |

Um livro. Este é o preço de um ingresso para assistir ao espetáculo infantil “Para meninos e gaivotas – um voo rasante”, em cartaz no Teatro Itália. Com texto de Sônia Azevedo, a montagem tem direção de Marcio Pimentel e Marcelo Denny, artista convidado do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em uma produção da companhia paulistana Sylvia que te Ama Tanto.

Cenários e figurinos da peça chamam a atenção (Foto: Marcos Camargo)

No elenco, Conrado Caputo, Melany Kern, Rodrigo Scarpelli, Marcelo D’Avilla e Hugo Cabral, aprendiz egresso da Escola, que concluiu o ciclo de quatro módulos do curso de Cenografia e Figurino na Escola. A montagem conta, ainda, com vários outros aprendizes e ex-aprendizes da Instituição: Guilherme Catofaroni, ex-aprendiz de Cenografia e Figurino, é responsável pelo figurino, modelagem e costura, e ilustrações; Vera Luz, que estudou Técnicas de Palco, também cuidou da modelagem e costura; e, entre os estagiários de palco, estão Isaac Vale e Evaristo Moura, respectivamente ex-aprendiz de Cenografia e Figurino e aprendiz de Técnicas de Palco.

A montagem tem como proposta instigar a imaginação e a criatividade das crianças, fazendo despertar um senso de preocupação com o meio ambiente. Na trama, o protagonista, Gabriel, faz descobertas ao longo de sua vida, que o levam a perceber a importância de cuidar do planeta.

Segundo Denny, “a montagem parte do princípio de que a personagem se confronta com o dilema de entrar ou não no mar… O mar, aqui, ganha uma nítida proporção simbólica, como apontar ao inconsciente, mas como uma breve crítica às condições de nossas águas hoje”.

O espetáculo abrange várias linguagens. Dança, música e artes visuais dialogam entre si e, empregando recursos do Teatro de Imagem e do Teatro Físico, a peça caminha pelo universo onírico, imaginário, e explora a beleza lúdica.

“Me interessa, bem como a meu parceiro na direção, a criação teatral híbrida, na qual podemos e devemos cruzar outras linguagens. Nesse sentido, incorporamos a mídia digital, na forma de projeções, e demos muita importância para a música. Nossa trilha sonora, originalmente composta pelo Kalau, conduz a história e ajuda a despertar um outro tipo de entendimento, mais poético e subjetivo”, observa Denny.

O processo de criação da obra, de acordo com o diretor, teve início a partir do texto de Sônia e contou com quase um ano de ensaio, período durante o qual foram feitas experimentações para “transmutar o texto em imagens e movimentos”.

A companhia Sylvia que te Ama Tanto nasceu em 1988 e, desde então, investiga o teatro performático, procurando fugir de lugares-comuns, em trabalhos para o público adulto e o infantil.

Espetáculo: “Para meninos e gaivotas – um voo rasante”

Quando: Sábados e domingos, às 16h (até 22/09)

Onde: Teatro Itália

Avenida Ipiranga, 344 (próximo ao Metrô República)