EN | ES

Espetáculo de Ismael Ivo faz sessões em SP; artista também participa de mesas de discussão na Escola

Publicado em: 22/08/2014 |

O programa Biblioteca do Corpo 2014, idealizado pelo coreógrafo e mestre Ismael Ivo e realizado em uma parceria entre a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, o Sesc e o ImPulsTanz Festival, gerou resultados que serão compartilhados com o público nos próximos dias.

 

Entre as ações criadas a partir do projeto, que é pensado como programa de formação para jovens artistas de várias procedências, está um espetáculo final de dança, chamado “Erêndira”, que cumpriu curtíssima temporada em São Paulo, no Sesc Pinheiros, no último sábado e domingo (23 e 24/8). Com direção e coreografia de Ismael Ivo, a montagem estreou na Áustria, no ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena, um dos mais relevantes eventos do circuito mundial, e agora chegou a São Paulo.

 

“Erêndira” (Foto: André Stefano)

 

As ações ganham continuidade hoje (25/8), às 19h, com uma mesa de discussão na Sede Roosevelt da Escola, integrando a equipe de bailarinos e equipe técnica do projeto, além de Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição. O tema é “Teatro/Dança – processo de criação do projeto”. No dia 26 de agosto, às 19h, os artistas voltam à Escola para participar de uma mesa de discussão sobre cenografia e figurinos. As duas atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Depois, o grupo marca presença com um formato especial do espetáculo em duas Fábricas de Cultura da cidade: no dia 27, às 20h, com uma sessão na Fábrica de Cultura Jardim São Luís; e no dia 28, às 19h, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Nessas duas ocasiões, Ismael Ivo e os bailarinos farão uma espécie de “desconstrução” da montagem, compartilhando com o público detalhes do processo de criação e outros aspectos da obra. Ambas terão entrada franca.

 

Fora da cidade de São Paulo, haverá, no dia 30, às 20h, uma apresentação da versão pocket (uma versão mais curta) no Teatro Estadual de Araras. Finalizando a programação, a SP Escola de Teatro também recebe, no dia 2 de setembro, uma sessão especial de “Erêndira”, com o mesmo programa de desconstrução levado às Fábricas de Cultura.

 

Biblioteca do Corpo

Criado e desenvolvido pelo coreógrafo, professor e bailarino Ismael Ivo, o projeto Biblioteca do Corpo surgiu como um método especial para orientar e treinar jovens profissionais, com o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de suas identidades artísticas e alcancem nível individual de excelência.

 

Neste ano, o projeto teve três fases em Viena. Na primeira, professores compartilharam seus conhecimentos com alunos em master-classes, durante duas semanas. Na segunda, os bailarinos participaram de um programa de educação individual dentro do ImPulsTanz Festival, sob a orientação de Ismael Ivo. E, na terceira fase, Ismael Ivo desenvolveu uma coreografia inédita com os bolsistas para apresentações em Viena e São Paulo.

 

O Biblioteca do Corpo proporciona, ainda, participação em eventos formativos, com uma série de ações especiais que compreendem aberturas e demonstrações de processo, mesa de discussão sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance nas artes da cena.

 

Serviço

Mesa de discussão: “Teatro/Dança – processo de criação do projeto”

Com: Ismael Ivo, Ivam Cabral, Rosana Cunha e Cléo Miranda

Quando: 25/8, às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis

 

Mesa de discussão: “Cenografia e figurinos”

Com: Ismael Ivo, Marcel Kaskeline e Gabrielle Frauendorf

Quando: 26/8, às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis

 

“Erêndira” (programa especial)

Quando: 27/8, às 20h

Onde: Fábrica de Cultura Jardim São Luís – Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Tel.: (11) 5510-5530

Grátis

 

“Erêndira” (programa especial)

Quando: 28/8, às 19h

Onde: Fábrica de Cultura Brasilândia

Av. Inajar de Souza, 7001 – Brasilândia

Tel.: (11) 3984-5956

Grátis

 

“Erêndira” (versão pocket)

Quando: 30/8, às 20h

Onde: Teatro Estadual de Araras

Av. Dona Renata, 401 – Araras

Tel.: (19) 3543-2450

Grátis

 

“Erêndira” (programa especial)

Quando: 2/9, às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS