‘Erêndira’, espetáculo dirigido por Ismael Ivo, tem sessão gratuita na SP Escola de Teatro

Publicado em: 01/09/2014 |

Coreógrafo e bailarino mundialmente reconhecido, Ismael Ivo dirige o espetáculo “Erêndira”, que fará uma sessão gratuita e aberta ao público na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro nesta terça-feira (2), às 19h. A ação faz parte do programa Biblioteca do Corpo 2014, idealizado por Ismael e realizado em uma parceria entre a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, o Sesc e o ImPulsTanz Festival.

(Foto: Cristiane Camelo)

Com direção e coreografia de Ismael Ivo, que é tido como um dos principais nomes da dança contemporânea, “Erêndira” será apresentado em formato pocket (uma versão mais curta).

O espetáculo é inspirado no realismo fantástico do autor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) em torno da história de uma jovem prostituta. A coreografia trabalha a culpabilidade (responsabilidade) coletiva e a disciplina individual, entre a dependência econômica e a identidade cultural. O resultado é um contexto em que a vida encontra o sucesso e é obrigada a sair de suas condições insuportáveis ou mesmo impossíveis, recriando um mundo improvisado, um mundo novo ainda não concluído, mas já em ruínas.

A montagem estreou na Áustria, no ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena, um dos mais relevantes eventos do circuito mundial, e cumpriu curtíssima temporada em São Paulo, no Sesc Pinheiros, nos dias 23 e 24 de agosto, tendo passado também por duas Fábricas de Cultura de São Paulo e pelo Teatro Estadual de Araras.

Biblioteca do Corpo

Criado e desenvolvido pelo coreógrafo, professor e bailarino Ismael Ivo, o projeto Biblioteca do Corpo surgiu como um método especial para orientar e treinar jovens profissionais, com o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de suas identidades artísticas e alcancem nível individual de excelência.

Neste ano, o projeto teve três fases em Viena. Na primeira, professores compartilharam seus conhecimentos com alunos em master-classes, durante duas semanas. Na segunda, os bailarinos participaram de um programa de educação individual dentro do ImPulsTanz Festival, sob a orientação de Ismael Ivo. E, na terceira fase, Ismael Ivo desenvolveu uma coreografia inédita com os bolsistas para apresentações em Viena e São Paulo.

O Biblioteca do Corpo proporciona, ainda, participação em eventos formativos, com uma série de ações especiais que compreendem aberturas e demonstrações de processo, mesa de discussão sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance nas artes da cena.

“Erêndira” (versão pocket)

Quando: 2/9, às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro