Encontros Notáveis, discussões fundamentais

Publicado em: 07/07/2014 |

Adélia Prado, Jefferson Del Rios, Monja Coen, Cacique Timóteo Verá Popyguá, Casemiro Tércio Carvalho e Antunes Filho. Todos esses nomes estiveram reunidos em um grande evento promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco em maio de 2010.

Realizado em comemoração aos seis meses de lançamento da Escola, o fórum Encontros Notáveis teve como tema “O ser humano, a arte e a sociedade” e levou esses nomes ao Teatro Aliança Francesa, no centro de São Paulo, em debates que abordaram temas fundamentais para a realidade do País.

A escritora Adélia Prado abriu o projeto. Com mediação do jornalista e crítico Jefferson Del Rios, a autora falou da importância do teatro, definiu arte e ressaltou a relevância das obras perante seus autores, além da capacidade de transformação humana recorrente da experiência artística.

No dia seguinte, o evento recebeu a Monja Coen, missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo, com sede no Japão, que falou de questões sobre a conscientização e a transformação individual que podem modificar a realidade do mundo contemporâneo.

Com o tema “Meio ambiente e o cidadão do futuro”, o terceiro dia contou com a presença do Cacique Timóteo Verá Popyguá e de Casemiro Tércio Carvalho. O Cacique explanou sobre aspectos relevantes da política socioambiental brasileira. Já Casemiro relatou como o padrão de consumo do indivíduo interfere na qualidade ambiental do coletivo.

Encerrando o evento, no dia 28, Antunes Filho, um dos mais importantes encenadores brasileiros, abordou a hierarquia no teatro. Fez um paralelo entre o ator e o estereótipo, com o intuito de revelar os conceitos artísticos e filosóficos que permeiam o método de criação.

Veja os vídeos dos encontros em nosso canal do Youtube:

Adélia Prado

Monja Coen