SP Escola de Teatro

Encontros marcam a retomada das aulas na SP Escola de Teatro

Artistas egresso da SP Escola de Teatro participaram da aula inaugural do semestre. Foto: Andre Stefano/SP Escola de Teatro

Começaram no último sábado (10) as aulas do segundo semestre da SP Escola de Teatro. Uma série de atividades, ao longo do dia, na unidade Brás, marcaram a abertura do novo período letivo dos cursos profissionalizantes da Instituição. Estudantes ingressantes e veteranos se reuniram com o grupo docentes, colaboradores e artistas egressos da Escola para discutir o fazer teatral.

A programação começou às 9h, com a recepção dos novos estudantes, aprovados no processo seletivo realizado entre junho e julho. Em sua fala de boas-vindas diretor executivo da Ivam Cabral falou da importância daquele momento na história da SP Escola de Teatro: a nova turma foi recepcionada no dia em que a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), idealizadora e gestora do projeto pedagógico da Instituição, completou 10 anos de formação.

À tarde,  às 15h, no auditório da unidade Brás, os ingressantes se juntaram aos veteranos para assistirem à aula inaugural, que a cada semestre recebe como convidados artistas dos palcos brasileiros. Desta vez, o encontro foi ainda mais especial, porque participaram do bate-papo 11 artistas egressos dos cursos regulares: Lilian Prado, Gabriel Cândido, Fabiano Muniz, Miguel Rocha, Carol Andrade, Danielle Meirelles, Alicio Silva, Carol Pitzer, Dione Carlos, Angélica Muller e Clau Carmo.

LEIA TAMBÉM
>> Kairós abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 2º semestre
>> Confira o calendário de aulas do segundo semestre

Eles contaram um pouco de suas trajetórias artísticas e lembraram de suas passagens pela Escola. “Estou muito emocionada em ver esses novos rostos. Estar deste outro lado aqui também é lindo”, afirmou a dramaturga Carol Pitzer. “[Deixei o Rio de Janeiro e] Vim para São Paulo 4 anos atrás para estudar dramaturgia. E quem vem de fora para São Paulo estudar, de certo modo tem uma gana, porque compreende  bem. Espaços como a SP Escola de Teatro não existe fora, e a gente olha com muita paixão. Porque iniciativas como essa deviam ser replicadas.”

Já o ator e diretor Gabriel Cândido, que surcou Atuação, frisou como o aprendizado proporcionado pela troca de de conhecimento foi “muito rico” na sua formação. “Este é um lugar que proporciona compartilhar espaço com pessoas que já estão no mercado, com perfil tão diverso. E isso é muito rico”, disse. “A questão é: Como você consegue aproveitar? Eu aprendi muito com aprendizes da Dramaturgia, da Direção, de outras áreas. Para mim, meus processo criativos passam por esse lugar da troca.”

Sair da versão mobile