Em setembro, Núcleo Bartolomeu tem dança de rua, slams e oficina de teatro

Publicado em: 28/08/2015 |

Durante todo o mês de setembro, a ocupação “Arena Urbana – De onde viemos, para onde voltamos”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, leva espetáculos de dança de rua, campeonatos de poesia, encontros de dramaturgia, bate-papos e outras atrações ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

Um dos destaques é a oficina “Disco aula”, facilitada pelo DJ Eugênio Lima. O artista apresenta uma discotecagem comentada, criando um panorama de produção do hip hop, influências e adjacências, de 1973 a 2000.

Quartas Abertas

2, 9, 16 e 23/9, 20h – Oficina de teatro hip hop “Disco aula”, com Eugênio Lima

A partir de uma discotecagem comentada, o artista cria um panorama de produção do Hip Hop e suas adjacências. Entre 1973 e 1988, o curso debate o funk, soul, movimentos sociais da década de 70, e a gênese da cultura hip hop; de 1989 a 2000, o tema é a cultura hip hop nos EUA e no mundo. 30 vagas. 160 min. Inscrições: [email protected].

30/9, 20h – Aula pública “Notas sobre a política”, com Paulo Arantes

No encontro, o filósofo convida o público para uma reflexão crítica sobre a atual situação política brasileira. 99 lugares. 12 min.

Quintas Poéticas

3/9, 20h –  Menor Slam do Mundo convida Batalha da Leste

O coletivo Menor Slam do Mundo, formado pelos poetas Anna Zêpa, Daniel Minchoni, Ge Ladera, Giovanni Venturini e Sinhá, desafia os MCs da Batalha da Leste a criarem raps de até 10 segundos.  99 Lugares. 180 min.

10/9, 20h – ZAP! Zona Autônoma da Palavra

Organizado pelo próprio Núcleo Bartolomeu, o “ZAP!” é o primeiro campeonato de poesia brasileiro. Poetas, MCs e escritores se encontram em uma noite em que a palavra é a convidada de honra. 99 lugares. 180 min.

17/9, 20h – Slam do Corpo

O Slam do Corpo é a primeira competição de poesia de surdos e ouvintes do Brasil. Nele, os times apresentam-se ao mesmo tempo em português e Libras (Língua Brasileira de Sinais), criando um encontro potente e inesperado entre as línguas. 99 lugares. 180 min.

24/9, 20h – Dramaturgia Concisa Contemporânea (DCC)

O “DCC”, coordenado pelas dramaturgas Claudia Schapira e Ana Roxo consiste, sobretudo, num encontro em que dramaturgia é produzida e debatida de forma contemporânea e dinâmica, permitindo que os participantes se aproximem da construção da cena pela palavra, e que o entendimento sobre o texto seja experienciado como vivo e processual. A iniciativa promove o encontro de várias gerações de atores e dramaturgos por meio de sorteio, abrindo possibilidade de parcerias impensadas, de artistas que não se conheceriam de outra forma.  99 lugares. 180 min.

Espetáculos

“Vai te catar!”

Em cena uma atriz, um microfone e um tapete imaginário. Embaixo dele sujeiras, cacos, estilhaços de histórias, fantasias, fragmentos de vida, lascas de mágoas, pó de esquecimento, fios de recordações. Pedaços de cacos quebrados, que reunidos e colados novamente, dão origem a uma nova peça. Uma experiência inédita, que através do “spoken word” (poesia falada) e influenciado pelos poetry slams, faz uma viagem pelo universo das palavras.

Texto e direção de Roberta Estrela D’Alva.
6ª e sáb., 21h; dom., 19h. 60 min. 12 anos. R$20 Até 13/9.

“Lemniscata”

O espetáculo de dança de rua da Cia. Discípulos do Ritmo é uma pesquisa sobre o infinito e suas relações com o movimento e a música. O infinito nunca para de se mover, evoluir e repetir. Um dia inicia, acaba e dá origem a outro, definido pelo tempo, espaço, ritmo e movimento. A montagem é resultado da residência artística dessa companhia no Centro Cultural São Paulo.

Direção e concepção: Franco André Pereira, o “Frank Ejara”.

Estreia 18/9. 6ª e sáb., 22h; dom., 20h. 40 min. Livre. Até 27/9.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro