Editora Giostri lança box com obras completas de Lauro César Muniz

Publicado em: 27/10/2014 |

Toda a obra teatral de Lauro César Muniz, um dos mais destacados dramaturgos do país, está reunida em um único box agora. A Editora Giostri lança, no dia 29 de outubro, às 19h, o box “Obras completas de Lauro César Muniz”, em evento realizado na Blooks Livraria (Shopping Frei Caneca), seguido de um bate-papo sobre dramaturgia com o próprio autor, com mediação do jornalista e dramaturgo Mário Viana.

Composta por 16 textos teatrais e dividida em quatro volumes, a caixa leva ao público a produção completa do autor para teatro, desde a década de 1960, quando seus textos representaram um dos pontos altos da resistência à ditadura.

Lauro é dono de uma dramaturgia repleta de momentos brilhantes, como atestam as comédias “O santo milagroso” e “A infidelidade ao alcance de todos” e os dramas “Sinal de vida” e “Luar em preto e branco”. Ao retratar os conflitos do homem comum inserido em seu tempo e espaço, sua trajetória foi permeada por inquietações políticas e preocupações sociais.

Com o novo lançamento, a Giostri Editora, que já conta com mais de 500 autores em seu catálogo, todos nacionais, e incentiva a dramaturgia brasileira com a publicação de textos teatrais, iniciativa única no mercado editorial hoje.

Lauro César Muniz

Dramaturgo e autor, iniciou a carreira escrevendo para teatro. Em 1963 tem encenada a peça que lhe daria maior projeção, “O Santo Milagroso”, mais tarde adaptada para cinema e televisão. Em 1966, assina sua primeira telenovela, “Ninguém Crê em Mim”, para a TV Excelsior. Na Rede Tupi escreve “Estrelas no Chão”. Adapta o romance “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis, para a TV Record.

Estreou na Rede Globo em 1972 e ali foi autor de “Escalada”, “O casarão” e “Os gigantes”, entre outras. Em 1981, na Rede Bandeirantes, escreveu “Rosa baiana”. Em 1983, retornou à Globo e assinou, entre outras, a autoria de “Sol de verão”, “Transas e caretas” e “O salvador da pátria”, além das minisséries “Chiquinha Gonzaga” e “Aquarela do Brasil”. Após 35 anos, retornou à Record, onde assinou a autoria de “Cidadão brasileiro”, “Poder paralelo” e “Máscaras”. Também colaborou em diversos roteiros de cinema.

Lauro César Muniz integra, ainda, o Conselho Administrativo da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Organização Social (OS) que gere a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Lançamento – Box Lauro César Muniz

Quando: 29/10, às 19h30

Onde: Blooks Livraria (Shopping Frei Caneca)

Rua Frei Caneca, nº 569 – 3º Piso