Economia no Teatro

Publicado em: 19/04/2012 |

Enron era o nome de uma gigante empresa norte-americana do setor de energia que chocou o mundo ao ir à falência, em 2002. A ascensão e queda dessa organização é o mote do texto “Enron”, da escritora britânica Lucy Prebble, que ganha, no próximo sábado (21), às 17h, uma leitura dramática com direção de Francisco Medeiros, coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A iniciativa faz parte de um ciclo de leituras anual, organizado pela Cultura Inglesa, que agora conta com a parceria da Escola Superior de Artes Célia Helena. Sob coordenação do ator Laerte Mello, o projeto tem como objetivo proporcionar o encontro do público com textos contemporâneos do Reino Unido.

Francisco Medeiros, que é o responsável por dirigir as leituras – realizadas uma vez por mês – desde março do ano passado, destaca que, nessa edição do evento, a leitura integra atores profissionais e estudantes da Escola Superior de Artes Célia Helena.

A peça documental é inédita e mistura humor, suspense e drama ao tratar do estado atual da economia e oferecer um panorama das transformações que a afetaram ao longo do tempo. “Além de ser inédito e contemporâneo, o texto faz parte de uma vertente muito ativa na dramaturgia atual, que é o envolvimento com questões documentais. É uma leitura sobre um fato verdadeiro, além de ter um caráter político muito evidente, engajado com questões concernentes ao nosso tempo”, revela Medeiros.

Segundo o diretor, o foco do projeto é a dramaturgia, e não a encenação. “Sinto que é uma dramaturgia bastante inquieta, que traz uma proposição muito interessante na tentativa de traduzir para a cena, ao vivo, um material que é documental, um fato histórico.”

Após as sessões de leitura dramática são realizados bate-papos, de modo que o público pode conversar com os atores e participar de um debate em torno da obra. A leitura conta com a participação de André Blumenschein, Daniela Theller, Dinah Feldman, Edu Guimarães, Elisa Porto, Felipe Abreu, Felipe Scherman, Laerte Mello, Leandro d’Errico, Márcia de Oliveira, Mariana Marteleto, Plínio Soares, Renata Aspesi e Rodrigo Haddad.

Leitura dramática de “Enron”

Quando: Sábado (21/4), às 17h

Onde: Escola Superior de Artes Célia Helena