SP Escola de Teatro

Duas Décadas de Teatro em Pauta

Mais de 20 anos de história da Companhia de Teatro Os Satyros servirão como combustível para um ciclo de debates que tem início hoje (7), e tem continuidade nos dias 14 e 21 de maio, nos espaços dos Satyros 1 e 2.

O grupo, fundado por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente diretor executivo e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, terá sua trajetória abordada por diversos ângulos e com a participação de vários convidados especiais.

Abrindo o ciclo, o primeiro ato, “Cia. de Teatro Os Satyros e o Contexto Artístico e Político dos Anos 1990”, hoje (7), às 20h30, no Espaço dos Satyros 1. Para discutir sobre o tema, foram chamados Aguinaldo Ribeiro da Cunha, Aimar Labaki, Ivanise Garcia e Marici Salomão.

O segundo debate será promovido no dia 14, às 20h30, e no mesmo local, com a presença de Beth Néspoli, Dyl Pires, José Simões e Silvana Garcia, que falam sobre o tema “Cia. de Teatro Os Satyros e o Contexto Artístico e Político dos Anos 2000”. Na mesma data, os foyers do Satyros 1 e 2 sediam uma retrospectiva fotográfica do coletivo.

Para encerrar a série de encontros, no dia 21, também às 20h30, a relação entre teatro e transexualidade e a forma como o grupo está inserido neste contexto será tratada por Nelson Baskerville, Esther Antunes, Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho e Tânia Granussi. O local escolhido foi o Espaço dos Satyros 1.

Ivam Cabral observa que a intenção dos encontros é fazer um balanço sobre a trajetória da companhia e ressalta que este é um bom momento para promovê-los. “Ainda mais importante é contextualizar toda esta história. Normalmente, paramos pouco para discutir sobre tudo isso, esta é uma ótima oportunidade.”

Cada um dos debatedores convidados, segundo ele, mantém uma relação de longa data com o grupo. “Todos têm uma relação até mesmo emocional conosco, são pessoas que a gente admira muito e por quem temos um grande carinho. Além disso, eles acompanharam e acompanham o nosso trabalho com regularidade”, finaliza.

Ciclo de debates sobre a trajetória da Companhia de Teatro Os Satyros
Quando: Dias 7, 14 e 21 de maio, às 20h30