Duas Décadas de Teatro em Pauta

Publicado em: 07/05/2012 |

Mais de 20 anos de história da Companhia de Teatro Os Satyros servirão como combustível para um ciclo de debates que tem início hoje (7), e tem continuidade nos dias 14 e 21 de maio, nos espaços dos Satyros 1 e 2.

O grupo, fundado por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente diretor executivo e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, terá sua trajetória abordada por diversos ângulos e com a participação de vários convidados especiais.

Abrindo o ciclo, o primeiro ato, “Cia. de Teatro Os Satyros e o Contexto Artístico e Político dos Anos 1990”, hoje (7), às 20h30, no Espaço dos Satyros 1. Para discutir sobre o tema, foram chamados Aguinaldo Ribeiro da Cunha, Aimar Labaki, Ivanise Garcia e Marici Salomão.

O segundo debate será promovido no dia 14, às 20h30, e no mesmo local, com a presença de Beth Néspoli, Dyl Pires, José Simões e Silvana Garcia, que falam sobre o tema “Cia. de Teatro Os Satyros e o Contexto Artístico e Político dos Anos 2000”. Na mesma data, os foyers do Satyros 1 e 2 sediam uma retrospectiva fotográfica do coletivo.

Para encerrar a série de encontros, no dia 21, também às 20h30, a relação entre teatro e transexualidade e a forma como o grupo está inserido neste contexto será tratada por Nelson Baskerville, Esther Antunes, Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho e Tânia Granussi. O local escolhido foi o Espaço dos Satyros 1.

Ivam Cabral observa que a intenção dos encontros é fazer um balanço sobre a trajetória da companhia e ressalta que este é um bom momento para promovê-los. “Ainda mais importante é contextualizar toda esta história. Normalmente, paramos pouco para discutir sobre tudo isso, esta é uma ótima oportunidade.”

Cada um dos debatedores convidados, segundo ele, mantém uma relação de longa data com o grupo. “Todos têm uma relação até mesmo emocional conosco, são pessoas que a gente admira muito e por quem temos um grande carinho. Além disso, eles acompanharam e acompanham o nosso trabalho com regularidade”, finaliza.

Ciclo de debates sobre a trajetória da Companhia de Teatro Os Satyros
Quando: Dias 7, 14 e 21 de maio, às 20h30