Diretor inglês ministra oficina de teatro físico e visual

Publicado em: 12/09/2013 |

Estão abertas as inscrições para a Oficina Internacional de Teatro Físico e Visual, ministrada pelo diretor inglês John Mowat, da Cia. Chapito de Lisboa, no Teatro Commune, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro. Interessados devem enviar e-mail para [email protected]. Aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco têm desconto especial.

Na oficina, Mowat explora o teatro e a ação com ênfase no físico e visual. Utiliza jogos, exercícios, improvisações, brincadeiras e a invenção como formas e estímulos para criar a cena, começando pela descoberta e redescoberta do corpo: do espaço que esse corpo ocupa, sua relação com objetos e os sons que esse corpo produz.

Oficina de John Mowat

Com forte trabalho de consciência física e visual, os participantes terão contato com as habilidades e o desenho das técnicas modernas de mímica e sua aplicação no teatro atual. A oficina também oferece uma grande oportunidade de olhar para os mais variados processos de criação, interpretação e adaptação de trabalho.

“Meu ensinamento é baseado na criação de um ambiente onde podemos cair de cara no chão, depois levantar e rir disto tudo. Um lugar para explorar, experimentar, fazer descobertas e seguir em aventuras. Eu ofereço conhecimento através da experiência”, observa o diretor.

A carga horário do curso é de 12 horas, com traduçao simultânea e certificado. Mais informações no site do Teatro Commune.

John Mowat

Nasceu em Londres. Aos dezesseis anos, por causa das dificuldades financeiras, foi obrigado a abandonar a escola tradicional e se tornou aprendiz de soldador, na indústria de aquecimento e ventilação. Depois foi estudar escultura e subsequentemente participou da Royal Academy School, em Londres. Estudou mímica na escola City Lit, com o renomado mestre Ronald Wilson. Também foi aprendiz de Jacques Lecoc, na escola Summer School, em Londres.

Sua carreira no teatro começou em 1980, quando atuou em seu primeiro solo. Em 1994 cofundou em sua cidade natal a OddBodies Theatre Company. Como ator e diretor, viajou por maios de 40 países com seu estilo de comédia altamente visual. Sua primeira ida a Portugal foi em 1922, onde atuou em Lisboa, juntamente com a Companhia do Chapitô, em uma peça elaborada para a EXPO 98, em Lisboa. Desde então, concebeu e dirigiu inúmeras peças com a companhia e é um dos diretores artístico. Mowat continua trabalhando em uma variedade de projetos, dividindo seu tempo entre Portugal, Inglaterra e Brasil.

Oficina Internacional de Teatro Fisico e Visual

Quando: De 29/9 até 1/10

Onde: Teatro Commune

Rua da Consolação, 1218 – Consolação