Diretor Dinamarquês Dá Palestra na Escola

Publicado em: 08/04/2013 |

O ator e diretor dinamarquês Morten Nielsen vem ao Brasil e aproveita para dar uma palestra sobre a sua performance “Hostage” e seu projeto “Through Different Eyes”, na próxima quarta-feira (10), às 9h, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O encontro é voltado aos aprendizes do curso de Direção da Escola, mas também aberto ao público externo.

Durante aproximadamente 90 minutos, Nielsen irá falar de seu principal projeto, o “Through Different Eyes” (através de olhos diferentes, em português). Nele, o ator e diretor propõe uma troca de papéis na plateia. Lançando mão de técnicas de maquiagem, ele muda a aparência da pessoa e a transforma em outra, seja alterando sua etnia ou até mesmo seu gênero (ou ambos). O projeto é inspirado nas experiências de Nielsen com a personagem paquistanesa Samir Chaudry, na performance de site-specific  (trabalho que acontece em lugares e momentos específicos, escolhidos pelo artista) “Hostage”, que trata sobre os casamentos arranjados em um contexto Paquistão-dinamarquês.

Sobre Morten Nielsen
Depois de trabalhar como frila em quase todos os teatros grandes e pequenos da Dinamarca, nos últimos 20 anos, Nielsen passou a se dedicar, mais recentemente, à criação e ao desenvolvimento de seus próprios projetos. Dentre eles, o “Through Different Eyes”.

Em seu currículo, estão os trabalhos: “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, em 2012; “If Tears were Gold”, uma performance sobre violência doméstica, de 2010, além do projeto de site-specific “Hostage”, de 2008 a 2012, pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator no Reumert of the Year, considerado o Tony dinamarquês, em 2008.

Excursionou com o clássico “Hamlet”, de Shakespeare, pelos Estados Unidos (onde conquistou o Victor Award, na Filadélfia), Coreia do Sul, Escócia, Canadá, Japão e Austrália; com a montagem “I’ll Tell”, pela Suécia, Groenlândia e Estados Unidos; com o espetáculo “Battlefield”, pela Estônia, Suécia e Finlândia, e levou a palestra “From Hostage to Through Different Eyes” para Berlim, na Alemanha.

Palestra: “From Hostage to Through Different Eyes”, com Morten Nielsen
Quando: Quarta-feira (10), às 9h