SP Escola de Teatro

Diário de Bordo

Em 1º de maio deste ano, em pleno feriado de Dia do Trabalho, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro, arrumou as malas com destino a Estocolmo, a convite da Sada, para ministrar palestras sobre a Instituição brasileira. “As instalações de lá são incríveis. Fiquei fascinado”, conta o diretor.

Na agenda de Rodolfo, também estavam tarefas como as de assistir a dezenas de espetáculos. “Em 2012, eles estão homenageando o Ano Strindberg (pelo centenário da morte do dramaturgo sueco August Strindberg, um dos pais do chamado teatro moderno, então, eu vi muita coisa boa. É curioso observar o teatro e o cinema deles, que é mais dramático, bem ao estilo Bergman mesmo”, diz.

Rodolfo voltou ao Brasil na última quinta-feira (dia 10), com a bagagem cheia de ideias para esta nova parceria. Entre elas, por exemplo, está a tradução da Bibliografia da Sada para o Português.

A seguir, confira algumas das passagens do Diário de Bordo do diretor na Suécia:

Quinta-feira (dia 3 de maio):
Visita ao Teatro Real Dramático de Estocolmo (Dramaten)

Visita ao Teatro Unga Klar (reunião com Suzanne Osten – diretora, Erik Uddenberg – dramaturgo e Katta Palsson – produtora)

Assisti ao espetáculo “Os Bandidos”, de Schiller, no Dramaten Elnerket

Encontro com a diretora do Dramaten, Marie Louise Ekman

Encontro com a diretora Hilda Hellwig – também coordenadora do curso de Direção da Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo

Encontro com a funcionária/atriz Ana Gil

Sexta-feira (dia 4 de maio)
Conheci: Neneh Cherry (cantora), Cameron Macweigh (produtor do Massive Attack e do R.E.M.) e Giovanni Buchieri (coreógrafo e diretor de cinema)

Sábado (dia 5 de maio)
Encontro com Quarto Performing Arts – Leandro e Ana

Encontro com Lotta Eriksson, Coordenadora de Produção de Rádio da Academia e que visitou a escola com a Ulrika Malmgren na primeira vez, em 2009

Simon Norrthom me apresentou a Academia de Artes  de Estocolmo e me mostrou a estrutura pedagógica do departamento de Atuação

Contato com o reitor da Academia, Bo-Erik Gyberg

Assisti ao espetáculo “Despertar da Primavera”, de Wedekind – diretor Fredrik Haller, produção final dos alunos do terceiro ano. Eles vão apresentar a peça durante um mês (20 performances) para escolas

Domingo (dia 6 de maio)

Visita ao estúdio de Giovanni Buchieri

Segunda-feira (dia 7 de maio)
Apresentação sobre a SP Escola de Teatro para professores da Academia (Departamento de Atuação e Departamento de Teatro), com a presença do chefe do departamento de teatro, Johan Scott, e de Per Edström, do  Instituto de Cinema

Propostas de dinâmica de sugestões

Assisti ao espetáculo de dança “Chiplex”

Terça-feira (dia 8 de maio)
Aula aberta (com presença de público de escolas) de clown com os alunos de atuação do Segundo ano – professor Per Sörberg

13h – Workshop – Teatro Brasileiro

Reunião com o Chefe do Depto de Dramaturgia e o Depto de Técnicas de Palco.

Vi o espetáculo “Ghost Sonata”, dirigido por Mats Ek, com os atores Ana Laguna (par de Baryshnikov), Niklas Ek, Etienne Glaser, Malin Ek, Hamadi Khemini, Stina Ekblad

Quarta feira (dia 9 de maio)

Reunião com Embaixada Brasileira

Aula para alunos de Mímica Segundo ano