Diário de Bordo

Publicado em: 24/05/2012 |

Em 1º de maio deste ano, em pleno feriado de Dia do Trabalho, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro, arrumou as malas com destino a Estocolmo, a convite da Sada, para ministrar palestras sobre a Instituição brasileira. “As instalações de lá são incríveis. Fiquei fascinado”, conta o diretor.

Na agenda de Rodolfo, também estavam tarefas como as de assistir a dezenas de espetáculos. “Em 2012, eles estão homenageando o Ano Strindberg (pelo centenário da morte do dramaturgo sueco August Strindberg, um dos pais do chamado teatro moderno, então, eu vi muita coisa boa. É curioso observar o teatro e o cinema deles, que é mais dramático, bem ao estilo Bergman mesmo”, diz.

Rodolfo voltou ao Brasil na última quinta-feira (dia 10), com a bagagem cheia de ideias para esta nova parceria. Entre elas, por exemplo, está a tradução da Bibliografia da Sada para o Português.

A seguir, confira algumas das passagens do Diário de Bordo do diretor na Suécia:

Quinta-feira (dia 3 de maio):
Visita ao Teatro Real Dramático de Estocolmo (Dramaten)

Visita ao Teatro Unga Klar (reunião com Suzanne Osten – diretora, Erik Uddenberg – dramaturgo e Katta Palsson – produtora)

Assisti ao espetáculo “Os Bandidos”, de Schiller, no Dramaten Elnerket

Encontro com a diretora do Dramaten, Marie Louise Ekman

Encontro com a diretora Hilda Hellwig – também coordenadora do curso de Direção da Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo

Encontro com a funcionária/atriz Ana Gil

Sexta-feira (dia 4 de maio)
Conheci: Neneh Cherry (cantora), Cameron Macweigh (produtor do Massive Attack e do R.E.M.) e Giovanni Buchieri (coreógrafo e diretor de cinema)

Sábado (dia 5 de maio)
Encontro com Quarto Performing Arts – Leandro e Ana

Encontro com Lotta Eriksson, Coordenadora de Produção de Rádio da Academia e que visitou a escola com a Ulrika Malmgren na primeira vez, em 2009

Simon Norrthom me apresentou a Academia de Artes  de Estocolmo e me mostrou a estrutura pedagógica do departamento de Atuação

Contato com o reitor da Academia, Bo-Erik Gyberg

Assisti ao espetáculo “Despertar da Primavera”, de Wedekind – diretor Fredrik Haller, produção final dos alunos do terceiro ano. Eles vão apresentar a peça durante um mês (20 performances) para escolas

Domingo (dia 6 de maio)

Visita ao estúdio de Giovanni Buchieri

Segunda-feira (dia 7 de maio)
Apresentação sobre a SP Escola de Teatro para professores da Academia (Departamento de Atuação e Departamento de Teatro), com a presença do chefe do departamento de teatro, Johan Scott, e de Per Edström, do  Instituto de Cinema

Propostas de dinâmica de sugestões

Assisti ao espetáculo de dança “Chiplex”

Terça-feira (dia 8 de maio)
Aula aberta (com presença de público de escolas) de clown com os alunos de atuação do Segundo ano – professor Per Sörberg

13h – Workshop – Teatro Brasileiro

Reunião com o Chefe do Depto de Dramaturgia e o Depto de Técnicas de Palco.

Vi o espetáculo “Ghost Sonata”, dirigido por Mats Ek, com os atores Ana Laguna (par de Baryshnikov), Niklas Ek, Etienne Glaser, Malin Ek, Hamadi Khemini, Stina Ekblad

Quarta feira (dia 9 de maio)

Reunião com Embaixada Brasileira

Aula para alunos de Mímica Segundo ano