Dança Indiana

Publicado em: 22/06/2012 |

O Estúdio Padmaa – Arte & Cultura promove, nesta sexta-feira, a palestra-demonstração “A Índia em Sua Dança Clássica – Tradição e Contemporaneidade”, organizada pelo Centro Cultural da Índia (Consulado Geral da Índia). A atividade será ministrada pela professora e bailarina Silvana Duarte e visa apresentar e demonstrar os fundamentos técnicos e expressivos da dança-teatro oriunda do estado de Orissa, na Índia, a chamada Odissi. Trata-se de uma arte clássica e tradicional do país.

O evento acontece hoje (22), das 19h30 às 21h, no Centro Cultural da Índia. A entrada é gratuita, mas quem quiser colaborar pode doar um 1 quilo de alimento não-perecível, que, posteriormente, será encaminhado a entidades assistenciais.

Silvana Duarte
A bailarina possui graduação em balé clássico e moderno pela Escola Lina Penteado e Iris Ativa Dança, de Campinas. Sua formação em dança Odissi na Índia inclui: o Nrityagram – The Dance Village Bangalore (1995 a 1998), o Triveni Kala Sangam Theater (1998), Manasa – Art Without Frontiers (1999 a 2010), em Nova Deli, e Srjan (2009 e 2011), em Bhubaneswar. Concluiu formação em Yoga pelo Instituto de Yoga Clássico, de Campinas (1996), pelo Instituto Narayana (1995) e pela FMU (2007), em São Paulo. Também é formada em “Reeducação do Movimento” pela escola Ivaldo Bertazzo (2006), de São Paulo.

Depois da experiência em grupo profissional de balé, iniciou carreira-solo de odissi como bailarina independente, em 1998. Produziu e apresentou espetáculos-solo de repertório Odissi, como “Surya – A Índia em sua Dança Clássica” (2001 a 2004), “Mahadeva Upasana” (2004), “Bhumi – Mãe Terra” (2006 a 2008) e “Padma Nabham” (2009), para importantes teatros do Brasil, Índia, Argentina e Peru.

Silvana é coordenadora responsável pelo curso de formação em Odissi no Centro Cultural da Índia do Consulado Geral da Índia e no Padmaa – Arte e Cultura em São Paulo.

“A Índia em Sua Dança Clássica – Tradição e Contemporaneidade”
Quando: Sexta-feira, 22 de junho, das 19h30 às 21h
Onde: Centro Cultural da Índia