Curso de Extensão revela processo de criação do espetáculo “Mente Mentira”, de Sam Shepard

Publicado em: 06/10/2016 |

Cena de “Mente Mentira”

Quem vê uma peça de teatro pode não perceber em um primeiro momento, mas há um longo caminho desde o momento em que um grupo decide montar o espetáculo até a chegada ao resultado final, visto no palco. É este o olhar que será trabalhado no Curso de Extensão “Como fizemos ‘Mente Mentira’”, que tem inscrições abertas até 12 de outubro.

Primeira direção de Mateus Monteiro — artista de funções múltiplas nas Artes Cênicas, formado no Curso Regular de Dramaturgia da SP Escola de Teatro —, “Mente Mentira” está em cartaz na sede Roosevelt da Instituição. No enredo do texto de Sam Shepard, Beth leva uma surra de Jake e decide se separar dele. Volta para a casa dos pais e, no retorno, lida com novos problemas familiares.

O curso fará a desmontagem cênica da montagem. Desta forma, os alunos terão acesso a discussões, exercícios e ferramentas utilizadas no processo de criação, podendo experimentar a teoria na prática: recriando cenas da peça.

A ideia de desmontagem cênica surgiu em meados dos anos 1980 na América Latina, em coletivos de cidades como Lima, no Peru, e Havana, em Cuba. A ação revela ao público o caminho percorrido pelas equipes artísticas no tratamento de um espetáculo, inclusive abordando angústias, euforias, acertos e erros.

Além de ser formado na SP Escola de Teatro, Monteiro é mestrando em Educação, Arte e História da Cultura, desenvolvendo uma pesquisa sobre dramaturgia e relações afetivas na contemporaneidade. Como ator, tem atuado em diversos espetáculos, como “Playground”, “Amarelo Distante” e “Memórias Não Inventadas”.

Gratuito, o curso é voltado para atores e diretores de Artes Cênicas e terá seleção feita via análise de carta de interesse e currículo. As inscrições devem ser feitas até 12 de outubro pelo site da Escola. Os encontros ocorrem de 17 a 21 de outubro (2ª a 6ª), das 19h às 21h.

Curso de Extensão “Como fizemos ‘Mente Mentira’”
Aulas de 2ª a 6ª, das 19h às 22h, de 17 de outubro a 21 de novembro, na sede Roosevelt da Escola

Gratuito e voltado para atores e diretores de Artes Cênicas

Notícias | 27/ 03/ 2024