Cuidado! Espanto à Vista

Publicado em: 18/10/2012 |

“Tutu Marambá/ Não venhas mais cá/ Que o pai do menino te manda matar…”, cantava uma jovem, a aprendiz Ana Carolina Marinho, deitada sobre pedras de gelo, ao lado da palavra “sofá”, escrita em giz.

A cena terminou sob aplausos e, logo na sequência, começou outra. Era o Território do Espanto, realizado pelos aprendizes de Atuação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, hoje (18) à tarde, na Sede Brás da Instituição.

Na lateral do prédio, Paloma Xavier aguardava o público para sua experimentação cênica. Na janela de um dos banheiros, a plateia assistia à aprendiz entre barbantes e números desenhados em seu corpo.

Aprendiz de Atuação Paloma Xavier (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro/ Hélio Dusk)

Ao final, mais aplausos e o último convite, desta vez para que todos vissem a próxima cena, protagonizada por Gustavo Braunstein. Ao som das ondas, o aprendiz carregava nas mãos um barquinho de papel e trazia, na voz, a saudade da amada e as promessas de um navegante.

As cenas nasceram da temática “Espanto”, trazida pela artista convidada Lucienne Guedes ao curso de Atuação. A partir daí, os aprendizes sugeriram imagens que despertassem o tal espanto, para construir as cenas. “A imagem que utilizei foi a de uma menina escondida atrás de um sofá, deitada numa barra de metal gelada. Eu tinha de saber por que ela estava lá, mas o que me marcou mesmo foi a barra de metal, representada, aqui, pelas pedras de gelo”, contava Ana Carolina.

Aprendiz de Atuação Gustavo Braunstein (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro/ Hélio Dusk)

Além das sugestões de cenas, Paloma trouxe uma imagem criada em seu trabalho, no último Território Cultural, realizado dia 6 de outubro. “Os números dizem respeito à ‘numerização’ ou catalogação do Homem”, finalizou a aprendiz.

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Uncategorised | 08/ 09/ 2022