Crítica Teatral e Cinema

Publicado em: 20/04/2010 |

Dois cursos de Difusão Cultural da SP Escola de Teatro foram iniciados na última segunda-feira, 19 de abril: “O Distanciamento Crítico na Criação Teatral”, com Sérgio Salvia Coelho, e “Fundamentos da Direção Segundo o Cineasta Francês Robert Bresson”, com Evaldo Mocarzel.

O primeiro visa refletir sobre a função do crítico, dramaturgista e ator-criador, a fim de fomentar a estrutura necessária para a criação pessoal de cada participante.

O segundo curso tem como objetivo estudar o método de direção de Robert Bresson, um dos cineastas mais influentes da história do cinema, que tinha como principal característica a não dramatização da interpretação no set de filmagem, buscando, sempre, gestos involuntários de seus atores.

Para Juliano Casimiro, coordenador dos cursos de Difusão Cultural, o momento é de reflexão: “Ambas as atividades abrem portas interessantes, que é o espaço da crítica contemporânea e a influência entre o teatro e o cinema”, conclui o coordenador.
Os cursos de Difusão Cultural têm duração de 64 horas, distribuídos ao longo de quatro meses, com 30 alunos cada. Saiba mais sobre Difusão Cultural aqui.
Texto e Foto: Lucas Arantes
 | SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco | 20/04/2010