Coordenador de Direção, Rodolfo García Vázquez defende dissertação de mestrado na ECA-USP

Publicado em: 20/12/2016 |

O coordenador Rodolfo García Vázquez, do Curso Regular de Direção na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, acaba de concluir seu mestrado na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A defesa da dissertação, orientada pelo ator, diretor e pesquisador Marcos Bulhões (docente do Laboratório de Práticas Performativas), ocorreu na tarde de ontem (19).

O trabalho discutiu o Teatro Expandido, método de criação cênica desenvolvido pela Cia. Os Satyros que investiga os impactos da tecnologia e do transhumanismo na vida das pessoas e no próprio teatro.

O foco da dissertação foram os aspectos das novas possibilidades de presença na cena contemporânea e as novas formas de dramaturgia expandida. O mestrando é diretor e cofundador do coletivo teatral, ao lado do ator Ivam Cabral, o Diretor Executivo da Escola.

Além e Bulhões, estavam presentes na banca Marcelo Denny, da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), e Naiara Ciotti, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo o Vázquez, a principal crítica da mesa foi a extensão da dissertação, que estaria mais próxima ao formato de uma tese de doutorado. Por outro lado, os pesquisadores disseram que ele abordou com bastante clareza os conceitos teatrais.

“O mestrado me faz ficar mais consciente da importância da análise crítica da obra que venho desenvolvendo dentro dos Satyros. Serve também para apontar novas possibilidades do fazer teatral”, comentou o novo mestre em artes cênicas.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo” traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro UOL