SP Escola de Teatro

Contardo Calligaris Lança Livro em Seis Cidades

O psicanalista, terapeuta e ensaísta Contardo Calligaris lança seu mais recente livro “A Mulher de Vermelho e Branco”, em um evento amanhã (07/05), na Livraria Cultura, em São Paulo.

No livro, a personagem principal, Carlo Antonini, recebe uma nova paciente em seu consultório, em Nova York. O que parece uma consulta trivial, pouco antes de uma viagem que o terapeuta fará a São Paulo para uma palestra e alguns dias de férias, desencadeia uma trama envolvendo um casamento conturbado, uma organização suspeita de terrorismo, um assassinato e uma história familiar de vingança.

Para escrever a nova aventura do protagonista de seu aclamado romance de estreia, “O Conto do Amor”, Calligaris usou elementos autobiográficos recriados num enredo que une investigação psicanalítica e policial. “Minha memória é uma espécie de commedia dell’arte na qual as lembranças ganham vida própria e vão, aos poucos, compondo uma história”, diz o autor.

O livro traça o paralelo aparentemente improvável entre o que Antonini desconfia se esconder sob as palavras de sua paciente: a descrição de uma festa com seus dois filhos, na qual tudo será vermelho e branco, e o encontro fortuito, num restaurante do bairro da Liberdade, com uma namorada vietnamita dos tempos em que morou em Paris.

Nesse mergulho num mistério que une passado e presente, há momentos de thriller, como o cerco a um suspeito num drive-in da Zona Leste paulistana, ou as conversas entre o narrador e um célebre consultor americano especializado em segurança pública. Ao mesmo tempo, emerge das ações externas uma reflexão delicada sobre identidades individuais de ordem étnica, religiosa, ideológica e sexual no mundo contemporâneo.

As cidades de Guarulhos, Salvador, Recife, Ribeirão Preto, Brasília e Góias também serão sede do lançamento do livro de Calligaris, atual presidente do conselho administrativo da Associação dos Amigos Artistas da Praça (Addap), responsável pela gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Calligaris nasceu em 1948, em Milão. Estudou em Genebra e Paris, onde iniciou sua formação psicanalítica. Radicado no Brasil, é Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade da Provença, na França, onde defendeu a tese “A Paixão de Ser Instrumento”, estudo sobre a personalidade burocrática, foi professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley e de Estudos Culturais na New School of New York. É autor de diversos livros e também é colunista da Folha de S. Paulo, desde 1999.

Confira o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=v3ke-HZKxuA

Lançamento de “A Mulher de Vermelho e Branco”

Quando: Sábado (07/05), entre 11h e 15h

Onde: Livraria Cultura – Conjunto Nacional