Construção de Ruínas Teatrais

Publicado em: 24/05/2011 |

De 20/05 a 23/07, a companhia II Trupe de Choque fará diversas apresentações de “Detritos em Ensaio”, processo que integra o Projeto Material Tebas Eldorados/11 de Setembro, premiado pela 16ª edição de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

O CAISM Phillipe Pinel (antigo Hospital Psiquiátrico Pinel) foi o lugar escolhido para sediar as apresentações. As sextas-feiras são destinadas aos estudantes interessados, mas, aos sábados, o espaço é aberto ao público em geral. Como são poucos lugares, os interessados devem fazer reservas por telefone ou email.

Para quem for assistir, os integrantes da companhia recomendam roupas e sapatos confortáveis e o uso de repelente. Durante as apresentações, o público tem liberdade para interagir em toda e qualquer fase do processo; desde o aquecimento até as técnicas utilizadas na iluminação, por exemplo.

O diretor Ivan Delmanto, que também é formador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, diz que em vez de apresentar uma forma pronta, será mostrado “um anti-produto, restos de tudo aquilo que o processo de criação foi incapaz de digerir”.

Delmanto ainda define o processo como “um acúmulo de fragmentos que não formam qualquer totalidade: que formam, se é que pode formar algo assim, um campo minado de despojos sem utilidade e serventia alguma, construído sobre as bases esmigalhadas das contradições. Uma constelação de fracassos”.

A construção do processo tem como base o material dramatúrgico da tetralogia tebana “Édipo Rei”, “Édipo em Colono”, “Sete Contra Tebas” e “Antígona”, escrita por Sófocles.