SP Escola de Teatro

Confira como foi o lançamento do livro Frestas Poéticas, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre de Fernanda Amaral

Ivam Cabral e Fernanda Amaral | Foto: Andres Costa

Aconteceu na última quinta-feira, 24, o lançamento do livro Frestas Poéticas, idealizado por Fernanda Amaral e promovido pela SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e administrada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça).

O evento aconteceu no hall da sede Roosevelt da instituição e marcaram presença a idealizadora do projeto Fernanda Amaral, o diretor executivo da SP Ivam Cabral, o fotógrafo Bob Sousa e o ator global Rafael Losso.

Joana Mocarzel, sucesso em Páginas da Vida, celebra seu ingresso no curso de Atuação da SP Escola de Teatro

A publicação, editada pela Adaap, integra o selo Lucias, braço editorial da Adaap, e faz parte do projeto Frestas Poéticas — Cartografias do Corpo Diverso no Urbano, contemplado em 2022 pela 31ª edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Livro Frestas Poéticas | Foto: Andres Costa

O lançamento da obra é uma comemoração dos 12 anos da Cia. Dança Sem Fronteiras, a qual começou quando a bailarina Fernanda Amaral retornou ao Brasil em 2010, depois de mais de duas décadas na Europa e nas Américas desenvolvendo trabalho com uma série de ações de investigação e pesquisa sobre a diversidade e as habilidades mistas na dança.

Acolhendo a diversidade e enfatizando o potencial dos participantes com o foco na criatividade e igualdade, o grupo promove a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos e amplia os horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, questionando fórmulas e preconceitos sobre dança, deficiência e profissionalismo.

Leo Moreira Sá, estudante egresso da SP Escola de Teatro, concorre ao Prêmio Shell 2023, pelo coletivo CATS; confira a entrevista!

A edição é dividida em três partes e conta com textos de Fernanda Amaral em todas, falando sobre o surgimento da companhia, o processo de criação e a metodologia utilizada nas diferentes atividades. Para falar especificamente sobre o tema de cada uma das partes, foram escolhidos parceiros que têm uma relação forte com o trabalho da Dança sem Fronteiras.

O diretor executivo da SP Escola de Teatro Ivam Cabral escreveu sobre os pressupostos da acessibilidade; a performer, educadora e artista multimídia Sarah Ferreira discorre sobre os trabalhos de vídeo dança; e o artista, pesquisador e educador Robson Ferreira, aborda o trabalho educativo do grupo.

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Andres Costa