Começa hoje o SP TransVisão

Publicado em: 27/01/2014 |

Tem início hoje (27) o SP TransVisão II – Semana da Visibilidade de Travestis e Transexuais, evento promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Gratuito, o evento tem como objetivo fomentar o debate acerca da diversidade sexual, por meio de mesas de discussão e atividades artísticas como espetáculos teatrais, exibição de filmes, shows e a exposição fotográfica “O ‘T’ da Questão”, de Eduardo Moraes.

Realizado na Sede Roosevelt da Escola, o SP TransVisão II terá participação de nomes como os diretores de teatro Nelson Baskerville e Rodolfo García Vázquez, o cartunista Laerte Coutinho e o ator, diretor e dramaturgo Ivam Cabral – que também é diretor executivo da Instituição.

“O objetivo do SP TransVisão, que está em sua segunda edição, é abrir espaço para o debate sobre a tolerância e a diversidade. Os temas propostos geram fascínio, opiniões diversas e, também, muita polêmica. Com o evento, esperamos abrir mais os olhos e o coração da população de São Paulo sobre a cultura e o universo trans”, afirma Ivam Cabral.

Na noite de abertura, na segunda-feira (27), às 19h, acontecerá o lançamento do livro “Envelhecimento trans”, de Pedro Paulo Sammarco, seguido de uma mesa de discussão sobre o tema, com participação do próprio autor, Thaís Azevedo, Phedra D. Córdoba, Mirian Queiroz e Rachel Rocha, que assume a mediação.

No dia seguinte (28), no mesmo horário, o público poderá assistir ao espetáculo “Lou & Leo”, além de acompanhar um debate com Léo Moreira Sá, Nelson Baskerville, Rodolfo García Vázquez e Rachel Rocha.

O cartunista Laerte Coutinho terá participação especial no evento. Na quarta-feira (29), ele comandará um flash mob que sairá do Theatro Municipal, às 17h30, e seguirá até a Praça Roosevelt, com intervenções, música, dança e outras surpresas. O encontro foi batizado de Flashmob da Visibilidade Trans. Todos os interessados estão convidados a participar e engrossar o coro em prol da diversidade.

Também na quarta (29), será promovida mais uma mesa de discussão: “Despatologização das identidades trans”, com Osvaldo Rodrigues e Eduardo Perin. A mediação será de Márcia Rocha e Leo Moreira Sá. Logo depois, às 21h, o Prêmio Claudia Wonder trará uma homenagem ao universo trans, antes de o show “Glamour T” encerrar a noite de festa. Com apresentação de Gretta Starr, Athena Joy, Bianca Mahafe, Brenda Oliver, Carla Hellen, Dailyn Roses, Kimberly e Thalia Mexicana vão mostrar a que vieram e prender o público com suas apresentações.

Continuando, na quinta-feira (30), às 19h, uma mesa de discussão levantará opiniões acerca do tema “Trans emprego”. Os participantes serão Ivam Cabral, Reinaldo Bulgarelli e mais um representante do site TransEmpregos, e a mediação será feita por Janaína Lima e Brunna Valin. “O sapato de Aristeu”, filme de Luiz René Guerra, ainda será exibido ao público.

No último dia do evento (31), Thiago Teixeira Sabatine, Paula Beatriz de Souza Cruz e Flávia Araújo vão debater o tema “Escola e identidade de gêneros” em uma mesa de discussão mediada por Heloísa Alves. A noite de sexta-feira acabará com um show especial de Renata Peron.

O SP TransVisão II é fruto de uma parceria com a Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB – SP); a Associação Brasileira de Transgêneros (Abrat); a Associação Brasileira de Homens Trans (ABHT); o P.E.G. – Projeto Expressões de Gênero; o Mundo T-Girl; a Coordenadoria da Diversidade; a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Estado da Cultura; o Museu da Diversidade; a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania; o Centro de Referência da Diversidade (CRD), e o Governo de São Paulo.

Ações em prol da diversidade

O SP TransVisão teve sua primeira edição em janeiro do ano passado. A programação contou com mesas de discussão, documentário, peça de teatro e performances, além da exposição “Muriel Visível”, de Laerte Coutinho.

Numa atitude pioneira, desde sua fundação, a SP Escola de Teatro também reserva os cargos de suas recepcionistas a travestis e transexuais.

O reconhecimento por ações como essas veio no ano passado, quando a Escola foi contemplada com o 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, outorgado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), pelo “exemplar protagonismo para a promoção dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

PROGRAMAÇÃO:

Exposição: O “T” da Questão

Durante toda a semana

Onde: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do palco

Praça Franklin Roosevelt, 210 – Consolação

27/01 (segunda-feira)

19h | Mesa de discussão com o lançamento do livro “Envelhecimento trans”, de Pedro Paulo Sammarco

Participantes: Pedro Paulo Samarco, Thaís Azevedo, Phedra de Cordoba, Mirian Queiroz

Mediação: Rachel Rocha

28/01 (terça-feira)

19h | Espetáculo teatral “Lou & Leo”

Após a peça haverá debate com o público com Léo Moreira, Nelson Baskerville, Rodolfo García Vázquez e Rachel Rocha

29/01 (quarta feira)

17h30 | Flashmob da Visibilidade Trans com Laerte Coutinho

flash mob sairá do Theatro Municipal e seguirá até a Praça Roosevelt, com intervenções, música, dança e outras surpresas.

19h | Mesa de discussão

Projeto PEG – “Despatologização das identidades trans”

Participantes: Dr. Osvaldo Rodrigues e Dr. Eduardo Perin

Mediação: Márcia Rocha e Leo Moreira