EN | ES

Com roteiro de Maurício Paroni, curta brasileiro é exibido no Festival de Cannes

Publicado em: 22/05/2017 |

Cena do filme “Distopia”, curta-metragem de Pedro Urizzi. Foto: Divulgação.

 

O curta-metragem “Distopia”, de Pedro Urizzi, roteirizado pelo coordenador da Biblioteca da SP Escola de Teatro, Maurício Paroni de Castro, foi selecionado para exibição no Festival de Cannes 2017, na França. A produção tem cenas gravadas na Escola e em Budapeste, na Hungria.

 
No filme, o partido controlador da nova ordem mundial instaura a Lei da Distopia, que condena homens adúlteros à morte. Sem direito à defesa, os réus têm seus últimos momentos gravados antes da execução.
 
As cenas na SP Escola de Teatro foram gravadas na antiga sede Marquês de Itu, no ano passado. Paroni conta que o medo da câmera que alguns “não atores” (colaboradores e visitantes da Escola) selecionados sentiram na hora de gravar seus depoimentos deu um ar de veracidade à produção, pois era análogo ao medo que seus personagens sentiam antes da morte.
 
“O espírito de ‘aqui e agora’ que a Escola tem não poderia ser reproduzido em outro lugar, especialmente porque a dedicação dos funcionários criou um clima muito bom no set. Adorei que gravamos aqui, é maravilhoso saber que a Escola consegue sustentar uma produção desse tipo”, conta.
 
Paroni escreveu o roteiro a convite de Pedro Urizzi e do diretor de fotografia Fabio Knoll. “Parti da ideia de que uma distopia cria um paralelo paradoxal, um sentido contrário ao almejado. Ou seja, assim como a invenção do avião foi ótima para a humanidade, ela também trouxe o bombardeio. No filme, uma pseudo-revolução feminista depois assume um teor contra os homens”, explica. “Mas não é um filme contra as mulheres, muito pelo contrário, é contra qualquer tipo de ditadura.”
 
“Distopia” será exibido em sessão especial no Short Film Corner de Cannes na quinta-feira (25). O curta-metragem já foi apresentado na China, Estados Unidos, Ucrânia e Colômbia. A produção deve ser exibida em breve para os aprendizes da SP Escola de Teatro.



Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS