Com figurinos de Telumi Hellen, ‘Epístola.40’ narra despejos na Favela do Boqueirão

Publicado em: 23/11/2016 |

Cena do espetáculo “Epístola.40”. Foto: divulgação.

O Núcleo Macabéa reúne memórias de pessoas que foram despejadas da Favela do Boqueirão, na zona sul de São Paulo, em “Epístola.40 – Carta (Des)armada aos Atiradores”, de Rudinei Borges, que cumpre temporada na Sede Luz do Faroeste até o dia 12 de dezembro.

Dirigida por Edgar Castro, a montagem narra a saga de uma família de retirantes nordestinos, da sua chegada a São Paulo ao despejo da comunidade onde viviam. A ideia é agrupar uma série de histórias coletadas pelo grupo na Favela do Boqueirão em uma só narrativa.

O elenco é formado por Alexandre Ganico, Andrea Aparecida Cavinato, Daniela Evelise, Dionízio Cosme do Apodi e Heitor Vallim. Além disso, a peça tem figurinos de Telumi Hellen, formadora do Curso Regular de Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro.

Essa ocupação irregular foi construída às margens de um córrego. Desde 2011, boa parte das famílias que moravam em barracos na região foi despejada. O auxílio-aluguel oferecido pelo Estado, na maioria das vezes, é insuficiente para que as pessoas encontrem uma moradia minimante digna. Por isso, muitas delas acabaram na rua.

A encenação retrata situações de exclusão experimentadas pela população que vive na miséria e não encontra diálogo com o Estado. O processo criativo do grupo também foi influenciado pela leitura atenta do romance “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

Com cinco anos de existência, o Núcleo Macabéa é conhecido pelo seu trabalho de imersão em comunidades periféricas, formadas principalmente por migrantes. A trupe mantém, desde 2011, uma residência artística na Favela do Boqueirão.

Epístola.40 – Carta (Des)armada aos Atiradores
Sede Luz da do Faroeste
Rua do Triunfo, 301, Luz. (11) 3362-8883
Sex., Sáb., e Seg., 20h, e Dom., 19h. Até 12/12.
Grátis. Livre.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024