Colóquio ‘O que é a pedagogia do teatro?’ chega à última mesa

Publicado em: 18/10/2013

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dá prosseguimento, no fim de semana, ao Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público.

 

Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Essa mesa encerra a série de encontros que discutiu a Pedagogia do Teatro, na prática e na teoria. “Incorporamos, na proposta do Colóquio, temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros se caracterizam como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observa Ingrid Koudela.

 

Colóquio encerra com mesa sobre publicações na área de pedagogia teatral

 

A 13ª mesa está programada para o dia 19 de outubro, sábado, às 12h30, e trará para o debate o dramaturgo e roteirista Alex Giostri; o cenógrafo e figurinista J.C. Serroni, e a pesquisadora, figurinista e maquiadora Adriana Vaz Ramos. Eles falarão sobre “Publicações em pedagogia do teatro II”. O encontro acontece na Sede Roosevelt da Escola.

 

Sobre os participantes da mesa

Alex Giostri 

Formado em Cinema, pós-graduado em Roteiro para Cinema e Dramaturgia e pesquisador em Psicanálise, é também editor da Giostri Editora, desde 2005. É ainda dramaturgo e roteirista. Idealizou um movimento de novos dramaturgos na cidade do Rio de Janeiro e, desde então, vem publicando textos teatrais de autores nacionais; no cinema, assinou roteiros de curtas-metragens e está com longas-metragens em desenvolvimento; na literatura, possui sete livros publicados de sua autoria e mais de 350 títulos publicados de outros autores. Na literatura infantil, fundou o selo Giostrinho e já publicou mais de 50 autores. Acredita no teatro como formação do indivíduo e é defensor da literatura dramática em livro.

 

J.C. Serroni

Arquiteto, cenógrafo e figurinista, J. C. Serroni trabalha há vários anos com Antunes Filho, um dos mais respeitados diretores do Brasil, no Centro de Pesquisas Teatrais, em São Paulo. Em 1997, abriu seu próprio estúdio, o Espaço Cenográfico de São Paulo, onde concentra suas atividades como profissional e educador. É também coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Participou da Quadrienal de Praga de 87 (Menção Honrosa), 91, 95 (Golden Triga), 99 (Medalha de Ouro por Arquitetura Teatral) e 2003. Também foi presidente do júri da Quadrienal de Praga 2007.

 

Adriana Vaz Ramos

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/ SP. Bacharel pela Faculdade de Direito da USP, onde também cursou Filosofia. Organizadora do livro “Artes Cênicas sem Fronteiras”. Sua tese de doutorado “O design de aparência de atores e a comunicação em cena” acaba de ser lançada pela Editora SENAC/ SP. Atua como designer de aparência de atores, figurinista e maquiadora. Professora de figurino, maquiagem e caracterização. Dedica-se a trabalhos e pesquisas de figurinos para teatro, dança, cinema, vídeo e fotografia. Recebeu prêmios como o Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem. É artista residente de Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro.

 

 

Serviço

Colóquio: “O Que é a Pedagogia do Teatro?”

Mesa 13: “Publicações em Pedagogia do Teatro II”

Com Alex Giostri, J.C. Serroni e Adriana Vaz Ramos

Quando: Dia 19 de outubro, das 12h30 às 14h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis