EN | ES

‘Colônia’ retrata genocídio de minorias no caso que ficou conhecido como ‘Holocausto Brasileiro’

Publicado em: 02/08/2016 |

“Colônia”, da Cia. Sapataria. Foto: divulgação

 

A Cia. Sapataria discute a relação entre loucura e sanidade mental em “Colônia”, de Bruno Felix, Thaísa Gazelli e Thiago Leão, a partir do caso que ficou conhecido como “Holocausto Brasileiro”, o genocídio de mais de 60 mil pacientes psiquiátricos internados no extinto Hospício de Barbacena, em Minas Gerais.
 

Os internos, que, na maioria das vezes, não tinham diagnóstico de doenças mentais, viviam em condições semelhantes aos campos de concentração nazistas. Mulheres grávidas, órfãos, negros, homossexuais e outras minorias chegavam ao falso hospital em “trens de doido”, como eram chamados.
 
Os personagens da peça, inspirados em relatos sobre o hospício, revelam como foram parar nesse lugar, explicam como eram suas vidas antes e depois de sua internação e descrevem o massacre. 
 
O caso foi denunciadoem uma reportagem de José Franco e Luiz Alfredo para revista O Cruzeiro, publicada em 1961, e, mais tarde, no livro-reportagem “O Holocausto Brasileiro” (2013), da jornalista Daniela Arbex.
  
Com direção de Daniel Falcão e Higor Lemo, a encenação lança ao público a seguinte questão: vivemos em uma realidade muito distante daquela retratada pela peça – de exclusão e extermínio das minorias –, ou ainda temos resquícios do Colônia na sociedade? O grupo apoia os movimentos da Luta Antimanicomial e contra qualquer forma de opressão.
 
O elenco conta com a participação de Ana Bornia, Bruno Felix, Carol Zanola, Eberhard Stehling, Higor Lemo, Ingrid Arruda, Jhonatan Hoz, Laiza Fernanda, Lara Lah, Mariana Haddad, Marina Vitti, Milton Aguiar, Rafael Tesoto, Taisa Lira, Tania Brigantini e Thiago Leão.
 
Serviço
“Colônia”, da Cia. Sapataria
Espaço InBox Cultural
Rua Teodoro Sampaio, 2355, Pinheiros
Estreia 5/8. Sex. e Sáb., 21h. Até 27/8
R$40. 70 min. 16 anos



Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS