SP Escola de Teatro

Click! | SP TransVisão III

(Foto: André Stefano)

Diversidade é a palavra de ordem na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco neste fim de janeiro. Isso porque a Instituição está promovendo, desde segunda-feira (26), a terceira edição do SP TransVisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans, que leva ao público, gratuitamente, mesas de discussão e atividades artísticas.

O evento é realizado na Sede Marquês (dias 26, 27 e 28) e Sede Roosevelt (dias 29 e 30) da Escola, além do Centro de Referência e Defesa da Diversidade (todas atividades do Cine Debate, nos dias 26, 28 e 30), com a proposta de fomentar o debate acerca da diversidade sexual. Além disso, durante toda a semana, nas sedes da Escola que receberão as atividades do dia, Defensores Públicos estarão à disposição do público a partir das 17h, para orientações sobre retificação de documentos.

Neste ano, o SP TransVisão está estruturado sob o tema “Não me identifico por meu nome de nascimento e também sou cidadã/cidadão como você. Pela aprovação da Lei de Identidade de Gênero já!”.

No dia de abertura, às 15h, houve o Cine Debate “Homens trans em visibilidade”, com exibição do filme “Meninos não choram”, de Kimberly Peirce, seguido de uma roda de conversa com representantes do Ibrat-SP. Depois, às 19h30, foi a vez de uma apresentação da Declaração de Direitos Sexuais da WAS (World Association for Sexual Health), com participação do psicólogo Oswaldo Rodrigues, do Instituto Paulista de Sexualidade (Impasex), e da advogada Dra. Marcia Rocha, membro da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB/SP – WAS.

Já no segundo dia de evento (27), a mesa de discussão “Homens trans – Da invisibilidade à luta”, convocou a debatedora Fernanda de Moraes, do Fórum Paulista de Travestis e Transexuais, para um encontro com Luciano Palhano, Alexandre Peixe, Léo Barbosa, Gil Santos, Samuel Silva e Léo Moreira Sá.

E as atividades não cessam hoje: às 15h, será realizado o Cine Debate “Travestilidade na melhor idade”, com o filme “Cuba libre”, de Evaldo Mocarzel, e uma roda de Conversa com Pedro Sammarco e Phedra de Córdoba.

Mais tarde, às 19h30, estará em pauta o tema “As identidades T e as religiões”. No encontro, idealizado por Brenda Oliver, o debatedor Edu Meinberg será acompanhado por uma extensa lista de convidados, que falarão sobre diversas religiões: Alexia Salvador (diaconisa ICM-SP), Fernanda de Moraes (assistente social e Iyalorixá – Iylè Asé Sesú Toyan – SP), Léo Moreira Sá (catolicismo), Jacque Chanel (Ministério Séfora’s – CCNEI-SP), Brenda Oliver (umbandista) e Tais Azevedo (kardecista).

Entre mesas, filmes, premiação e shows, a programação se estende até sexta-feira (30). Confira tudo o que vai acontecer até lá.

A foto da Click! desta semana mostra um pouco da primeira mesa de discussão, com o psicólogo Oswaldo Rodrigues, do Instituto Paulista de Sexualidade (Impasex), e a advogada Dra. Marcia Rocha, membro da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB/SP – WAS.