SP Escola de Teatro

Click! | Cenografando a Folia

10º Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha

O bairro do Jaraguá, em Maceió (AL), ficou mais alegre e colorido no último dia 25. O Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, que comemorava 10 anos, levou ao Centro de Convenções uma festança para não deixar folião nenhum desanimado.

Boa parte desse mérito deve ser creditada a Clau Carmo, que concluiu recentemente o ciclo de quatro Módulos do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Ele foi o responsável pela cenografia do evento, uma realização da Sue Chamusca Arte & Assessoria e montagem do diretor Marco Antonio, amigo de longa data de Clau Carmo e com quem ele já trabalhou há mais de 20 anos.

Segundo Clau, o convite surgiu em um momento oportuno, afinal, ele já estava pronto para viajar para Maceió, sua terra natal. “Como era uma edição comemorativa, não tinha um tema pré-definido, como nos anos anteriores. Essa foi a maior dificuldade. Então, coloquei em prática minhas ideias, mas utilizando todo o material dos bailes realizados ao longo desses 10 anos, que ainda estavam bem conservados, criando, assim, um memorial”, comenta.

Passada a correria por conta do prazo escasso – foram apenas duas semanas para preparar o evento –, e de volta a São Paulo, Clau diz ter vivido uma interessante experiência profissional: “Só tinha trabalhado com decoração de carnaval na adolescência, lá no interior de Alagoas, ainda nos anos 1980. Bacana ter dado certo e ver o pessoal se divertindo”.

A foto da seção Click! desta semana nos leva até o Baile de Máscara dos Seresteiros da Pitanguinha e revela um pouco do trabalho realizado pelo artista por lá, além de manter acesa a chama da festa mais popular do nosso País.

Texto: Felipe Del