Circo-Teatro é Tema de Bate-Papo Online

Publicado em: 30/03/2011 |

Pertencente a uma tradicional família circense, a atriz, coreógrafa, diretora musical, cenógrafa e co-diretora da Cia. Picnic de Teatro, Daniele Pimenta, vai abordar o tema do circo-teatro em Bate-Papo Online no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na quinta-feira (31/03), às 16h.

Daniele tem formação em Dança e Música e em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); é Mestre pela Universidade de São Paulo (USP), onde realizou pesquisa sobre a dramaturgia no circo-teatro e Doutora pela Unicamp com uma dissertação sobre a evolução no circo-teatro do Brasil.

Atualmente, leciona teatro nas Faculdades Integradas Coração de Jesus (Fatea/Fainc). Já publicou vários artigos sobre circo-teatro e o livro “Antenor Pimenta – Circo e Poesia” , editado Imprensa Oficial .

Como atriz, iniciou suas atividades em 1987 e trabalha com teatro, dublagem, coreografia, direção musical e atividades didáticas. Entre seus trabalhos, destacam-se “O Noviço”; “O Mandato”; “Procurando Firme”; “Chimbirins e Chimbirons”; “Diga um Verso Bem Bonito, Diga Adeus e Vá s’embora”; “O Cabaret da Polaca”; e “A Estação”.

Voltado para a pesquisa acadêmica, de cena e de dramaturgia, a Cia. Picnic de Teatro surgiu em 1992, com a montagem “Um Dia de Pic e Nic”, de Edú Silva e Chiquinho Cabrera. Em 1996, o espetáculo “Avoar” trouxe novos colaboradores à companhia.

Já, em 1999, a Cia. Picnic de Teatro se dividiu em dois núcleos com diferentes propostas. Assim, Edú Silva e Daniele Pimenta aliaram suas experiências e optaram pelo trabalho de pesquisa e criação ao assumir a Cia. Pic & Nic Núcleo 2.

Entre os espetáculos montados pelo núcleo constam “Nosotros ou Os Prisioneiros do Amor” (2001/2004); “Conto de Encontro” (2003/2004); “Procura-se uma Rosa” (2004); “Canastra Musical”, (2004) e a remontagem de “Um Dia de Pic e Nic”, em 2005.

Durante a conversa virtual, Daniele pretende abordar desde a origem do circo-teatro até seu panorama atual, passando por questões como a interação entre circo e teatro, seu declínio e pulverização e a época de ouro desse gênero no Brasil.

Participe. Você é nosso convidado.

Serviço:
Bate-Papo Online com Daniele Pimenta