Circo Roda estréia espetáculo “DNA – Somos Todos Muito Iguais”

Publicado em: 13/04/2011 |

O Circo Roda estréia amanhã (14/04), no Sesc Pinheiros – Teatro Paulo Autran, o espetáculo “DNA – Somos Todos Muito Iguais”, com direção de Hugo Possolo.

Estreada no Rio de Janeiro e com passagem de destaque pelo Festival de Teatro de Curitiba, a temporada do espetáculo em São Paulo é uma realização do Sesc São Paulo com produção do Circo Roda, parceria entre os grupos Parlapatões e Pia Fraus.

“A recepção tem sido muito boa, cerca de 8% das 200 mil pessoas que acompanharam o Festival de Teatro de Curitiba era nosso“, comenta Raul Barretto, palhaço e produtor do grupo Parlapatões e também coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A montagem conta a história de Inadequado, um homem desajustado e perdido no tempo, que tem sua vida transformada após tentar ajudar uma Anja que caiu do céu. Por meio de acrobacias, malabarismo, saltos e vôos, a obra traz para os palcos grandes questões da humanidade, como os mistérios de nossa origem e nosso destino.

E mais, assuntos como inclusão de portadores de deficiência física, clonagem, ancestralidade, cura de males, mutação e formas de vida não imaginadas também fazem parte do espetáculo. “O objetivo principal é introduzir a reflexão dentro da diversão, ‘brincar’ com esses temas para mostrar como melhorar a vida no planeta”, explica Barretto.

Em um misto de números circenses e tecnologia de ponta e contando com 20 artistas em cena, “DNA – Somos Todos Muito Iguais” inova ao utilizar recursos de light grafitti – técnica que usa desenhos com fonte de luz – que interagem com o público e com as cenas. Projeções em vídeo em diversos telões e a tradicional manipulação de objetos e bonecos gigantes que faz parte do estilo do Circo Roda também estão presentes na encenação.

A parte musical é gravada, mas o percussionista Beto Montag completa o som no palco e fica responsável pela marcação dos momentos de impacto. Música brasileira, eletrônica e rock and roll compõem a trilha sonora de Paulinho Soverval. Os figurinos de Telumi Hellen – formadora do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – e a luz de Caetano Vilela completam o imaginário contemporâneo evidenciado na obra.

“O circo deve ser abrangente, saber dialogar com o tempo em que vivemos, e, dentro dessa visão contemporânea, o desafio, ao adotar toda essa linguagem, é justamente atrair esse público jovem e a família para o circo”, diz Barretto, que convida a todos da Escola a assistirem o espetáculo, lembrando que os aprendizes que chegarem com 2 horas de antecedência na estréia receberão ingressos grátis.

Direção e Roteiro: Hugo Possolo

Trilha Sonora Original: Paulo Soveral

Coreografia: Cinthia Beraneck

Figurinos: Telumi Hellen

Vídeos e Light Grafitti: Murilo Hauser

Técnicas Circenses: Angel Andracain

Cenografia: Luís Frúgoli

Desenho de Bonecos e Objetos de Cena: Werner Schulz

Iluminação: Caetano Vilela

Maquiagem: Adriana Chung

Assistente de Direção: Alessandra Brantes

Elenco: Ana Coll, Celso José, Diego Vieira, Felipe Oliveira, Fernanda Rodrigues, Gabriela Fechter Meirelles, Gian Franco de Sanzo, Joice Mara Domingos, Jonatan Karp, Jassy Brischi, Jefferson Silva, Laís Camila, Leo Garcia, Paulo Maeda, Rodrigo Mangal, Ronaldo Aguiar, Yuliya Suslova e Zizza.

Percussionista: Beto Montag

Identidade Visual e Projeto Gráfico: Adonis Comelato

Coordenação de Produção: Núcleo Corpo Rastreado

Serviço:

“DNA – Somos Todos Muito Iguais”

Temporada: quinta a sábado, às 21h; domingos e feriados, às 18h

Local: Sesc Pinheiros – Teatro Paulo Autran

Rua Paes Leme, 195 – São Paulo

Tel:  (11) 3095-9400 / (11) 7861-4080

Ingressos: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no Sesc e dependentes, pessoas com mais de 60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes).

Até 15 de maio

*Aprendizes da SP – Escola de Teatro que chegarem com 2 horas de antecedência para a estréia receberão ingressos grátis.