Cia dos Notáveis Clowns: oficina e espetáculo na SP Escola de Teatro

Publicado em: 16/07/2014 |

A Cia dos Notáveis Clowns, de Belém do Pará, neste mês, vai ministrar uma oficina e apresentar um espetáculo na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, além de realizar uma outra encenação na Praça da República. Todas as atividades são gratuitas.

Com inscrições abertas, a oficina, chamada “Onde eu meto o meu nariz? Um convite ao direito de errar – Iniciação ao clown”, será promovida no dia 25 de julho, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30, com orientação de Artur Mariana Neves, João Guilherme Ribeiro Pinho e Luciano Lira.

Voltada a artistas, estudantes, professores e profissionais liberais, a oficina faz uma iniciação às técnicas de clown como contribuição para uma investigação individual. A ideia é buscar características exclusivas de cada um que possam ser arroladas na elaboração de um corpo cômico para a composição de um palhaço genuinamente brasileiro, desenvolvendo a coordenação motora, agilidade, tempo de reação e visão periférica dos alunos.

São 30 vagas para participantes. Para se inscrever, interessados devem enviar carta de intenção e breve currículo para [email protected]. Os selecionados serão avisados por e-mail até o dia 24 de julho.

O primeiro espetáculo é “Rir é o melhor remédio”, apresentado na Praça da República, no dia 26 de julho, às 17h. Produção criada especialmente para rua e espaços abertos, a peça foi criada a partir de um processo colaborativo entre os integrantes da companhia e discute temas como meio ambiente, alimentação, saúde e qualidade de vida.

A trama da obra é movida por um contraste: de um lado, o palhaço Toli Tolá Tanto Faz, que cultiva maus hábitos alimentares e nunca pratica atividades físicas; do outro, Pierierieca um palhaço que é exatamente o oposto disso. Nessa comédia de hábitos, a conclusão só poderia ser esta: rir é sempre o melhor remédio!

A outra montagem que o grupo traz a São Paulo, esta sim apresentada na Sede Roosevelt da Escola, no dia 28 de julho, às 20h, é “Cada qual em seu barril”, voltado para o público infanto-juvenil e livremente inspirado no livro “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril”, de Ruth Rocha.

De maneira lúdica, a peça aborda principalmente a intolerância e a violência do homem. Trata-se de uma experiência teatral que atravessa a investigação pessoal dos palhaços e o universo infantil da criança.

Serviço

Oficina: “Onde eu meto o meu nariz? Um convite ao direito de errar – Iniciação ao clown”

Quando: 25/7, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt