Quem conta um conto aumenta um ponto. É assim que popularmente se explica o poder de uma história que é contada de geração em geração e que, a cada vez que é compartilhada, recebe novos atributos de seu enunciador. Essa é a razão pela qual “Bonita”, espetáculo da Cia. do Caminho Velho que estreia no dia 17 de março, às 21h30, no Auditório do Sesc Ipiranga, não se passa em um tempo histórico localizável, assim como um mito que é constantemente reconstruído na fala das pessoas.
Integrando a programação do projeto Teatro Mínimo, que busca trazer espetáculos intimistas baseados no trabalho do ator, o espetáculo conta com texto de Dione Carlos, direção e iluminação de Alex Araújo, sonoplastia de Carlos Ronchi, cenografia e figurino de Paloma Neves e, vivendo os personagens Lampião e Maria Bonita, os atores Diego Gonçalves e Carolina Erschfeld. Todos os envolvidos na montagem são aprendizes egressos da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
O texto de Dione, que veio de um fragmento escrito para ser apresentado na I Bienal Internacional de Teatro da USP e, por sua boa recepção, provocou a vontade no coletivo de continuá-lo, foca especialmente a vida de Maria Bonita, sua violência, seus filhos, sua sexualidade e seu amor por Lampião. Por concentrar-se nos aspectos da vida dos cangaceiros integrantes do bando que atuou durante as décadas de 1920 e 1930 no nordeste brasileiro, pode-se identificar a diferença entre como a mulher era tratada na época e a nova referência trazida pela presença da mulher no bando de Lampião.
“Os afazeres domésticos deixavam de ser obrigação das mulheres. A mulher carregava armas em sua defesa. Como o bando a vê é diferente de como os pais, vizinhos, tios e primos a viam: agora existe Maria Bonita, que abandona um marido agressor e inaugura a presença da mulher no cangaço”, diz o diretor Alex Araújo.
Ficha Técnica
Direção e Iluminação: Alex Araújo.
Elenco: Carolina Erschfeld e Diego Gonçalves.
Dramaturgia: Dione Carlos.
Cenografia e Figurino: Paloma Neves.
Sonoplastia: Carlos Ronchi.
Orientação Artística: Luiz Fernando Marques.
Serviço
“Bonita”
Quando: de 17 de março a 15 de abril, às terças e quartas, às 21h30
Onde: Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Duração: 40 minutos
Texto: Gabriel Gilio