SP Escola de Teatro

"Chá e cadernos" discute Goethe nesta quarta-feira, na SP Escola de Teatro

A próxima edição do “Chá e cadernos” tem como tema “Goethe, expressão teatral e não teatral – Uma abordagem prática”. Coordenado pelo diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro, o encontro ocorre nesta quarta-feira (4/11), às 19h30, na sede da SP Escola de Teatro na rua Marquês de Itu.

“O encontro será prático, narrativo e performativo em igual escala”, diz Paroni sobre o evento, que é grátis e aberto ao público.

O projeto

Segundo Paroni, o “Chá e cadernos” busca o conhecimento e o aprendizado do “aparentemente proibido”. “O espaço promove a troca de conhecimento fora de um âmbito hierárquico. Eu mesmo vivi isso na biblioteca da escola Paolo Grassi (Piccolo Teatro de Milão), na Itália, como o catalisador essencial de meu aprendizado. Kantor me dizia para sempre incentivar esse ‘contrabando’”, diz. “Não costumo transmitir isso em sala de aula, por conta do necessário respeito à ordem e hierarquia. Nem posso, pela natureza do ensino técnico do artesanato teatral, que requer muita disciplina e hierarquia organizativa.”

Um terreno informal de reflexão como esse, de acordo com o diretor, é propício para a descoberta de uma cultura ligada aos locais informais de troca de informação. “E não é só o boca a boca dos espetáculos, mas a própria personalidade artística dos realizadores. O local onde se realiza troca de conhecimento que desenvolve a forma e a revolução está quase sempre fora do âmbito justa e necessariamente mais hierárquico: é o espaço onde as pessoas falam sobre a vida, onde há troca de informação e da sociabilidade”, aponta.

Serviço
Chá e cadernos: “Goethe, expressão teatral e não teatral – Uma abordagem prática”
Com Maurício Paroni de Castro
Quarta-feira (4/11), às 19h30