Chá e Cadernos discute a cidade e sua intersecção com a arte

Publicado em: 25/02/2015

A cidade e a sua intersecção com dois consistentes conjuntos de obras de arte (a pintura do português Pedro de Kastro e algumas personagens de Henrik Ibsen) estarão em foco na próxima edição do Chá e Cadernos. Realizado nesta quinta-feira (26), às 19h30, o evento é coordenado pelo diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro e acontece na Biblioteca da Sede Marquês de Itu da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Com entrada gratuita aberto ao público, o encontro será “prático, narrativo e performativo em igual escala”, diz Paroni.

 

O projeto

Segundo Paroni, o Chá e Cadernos, serve para o tráfico de conhecimento e de aprendizado do “aparentemente proibido”. “O espaço promove troca de conhecimento fora de um âmbito mais hierárquico. Eu mesmo vivi isso na biblioteca da escola Paolo Grassi (Piccolo Teatro de Milão) como o catalisador essencial de meu aprendizado na época. Kantor me dizia para sempre incentivar esse ‘contrabando’. Não costumo transmitir isso em sala de aula, por conta do necessário respeito à ordem e hierarquia. Nem posso, pela natureza do ensino técnico do artesanato teatral, que requer muita disciplina e hierarquia organizativa”, afirma.

 

Um terreno informal de reflexão como esse, de acordo com o diretor, é propício para a descoberta de novos caminhos na arte: “A cultura renovada sempre está ligada aos locais informais de troca de informação. E não é só o boca a boca dos espetáculos, mas a própria personalidade artística dos realizadores. O local onde se realiza troca de conhecimento que desenvolve a forma e a revolução está quase sempre fora do âmbito justa e necessariamente mais hierárquico: é o espaço onde as pessoas falam sobre a vida, onde há troca de informação e da sociabilidade”. 

 

Serviço

Chá e Cadernos: “A cidade e a obra de arte I”

Com Maurício Paroni de Castro

Quando: Quinta-feira (26/02), às 19h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Marquês de Itu (Biblioteca)

Rua Marquês de Itu, 273-285 – Vila Buarque

Tel.: (11) 3121-3200

Grátis e aberto ao público