SP Escola de Teatro

Chá e Cadernos aprofunda discussão sobre os teatros do naturalismo

Na semana passada, o Chá e Cadernos, evento coordenado pelo diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro na Biblioteca da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, girou em torno do tema “Teatros livres do naturalismo”. Para dar continuidade à discussão e fomentar outras abordagens, o evento ganha mais uma edição sobre o assunto, amanhã (23), às 19h30.

 

Com entrada gratuita e aberta ao público, o encontro começará enfocando “o começo dos ‘teatros’ livres da época do naturalismo (passagem do século XIX para o século XX) e sua influência no trabalho dos participantes”, de acordo com Paroni.

 

Maurício Paroni de Castro (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

O projeto

Segundo Paroni, o Chá e Cadernos, que acontece sempre na última sexta-feira do mês, serve para o tráfico de conhecimento e de aprendizado do “aparentemente proibido”. “O espaço promove troca de conhecimento fora de um âmbito mais hierárquico. Eu mesmo vivi isso na biblioteca da escola Paolo Grassi (Piccolo Teatro de Milão) como o catalisador essencial de meu aprendizado na época. Kantor me dizia para sempre incentivar esse ‘contrabando’. Não costumo transmitir isso em sala de aula, por conta do necessário respeito à ordem e hierarquia. Nem posso, pela natureza do ensino técnico do artesanato teatral, que requer muita disciplina e hierarquia organizativa”, afirma.

 

Um terreno informal de reflexão como esse, de acordo com o diretor, é propício para a descoberta de novos caminhos na arte: “A cultura renovada sempre está ligada aos locais informais de troca de informação. E não é só o boca a boca dos espetáculos, mas a própria personalidade artística dos realizadores. O local onde se realiza troca de conhecimento que desenvolve a forma e a revolução está quase sempre fora do âmbito justa e necessariamente mais hierárquico: é o espaço onde as pessoas falam sobre a vida, onde há troca de informação e da sociabilidade”.

 

Serviço

Chá e Cadernos: “Os teatros livres do naturalismo”

Com Maurício Paroni de Castro

Quando: Amanhã (23), às 19h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt (Biblioteca)

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis e aberto ao público

 

Texto: Felipe Del

Sair da versão mobile