Categoria Moda entra na Associação Paulista de Críticos de Artes

Publicado em: 15/09/2015

No ano em que completa 60 primaveras, a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) inclui mais uma categoria em sua lista. A partir de agora, a entidade também passa a julgar criações relacionadas a Moda. A confecção de roupas se junta às outras dez categorias, que permanecem na Instituição: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.
 
 
A ideia de incluir a categoria surgiu de conversas entre críticos da APCA e o presidente da entidade José Henrique Fabre Rolim. “Os encontros ocorreram na SP Escola de Teatro, que sempre abre suas portas para discussões e debates estéticos”, diz a jornalista Renata Bonvino, crítica de moda que coordena o setor na APCA.
 
 
Ela se junta aos colegas Pedro Diniz, Camila Yahn, Erika Palomino e Vivian Whiteman para julgar as criações em sete prêmios. “O critério de escolha dos críticos foi mesclar jornalistas e pessoas influentes do setor”, diz Renata. “Todos são pensadores de olhar analítico sobre a atualidade da moda brasileira.”
 
 
Estilistas e outros profissionais ligados à Moda podem receber prêmios de Melhor coleção, Estilista do ano, Revelação em moda, Melhor styling, Melhor beleza e Melhor ensaio. Há, ainda, o prêmio especial da crítica, no qual será homenageado o profissional que se destacar pelo conjunto da obra ou por algum trabalho excepcional.
 
 
Para o presidente da APCA, é de grande importância para a Instituição. “A moda é uma atividade artística de extrema atualidade. É a arquitetura do vestir”, diz.  



Relacionadas:

Notícias | 23/ 10/ 2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 10/ 2021

Leituras Modernistas celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna dentro de uma perspectiva crítica; conheça o projeto da SP!

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 10/ 2021

Agenda Cultural: as melhores dicas para seu fim de semana!

SAIBA MAIS