Casa do Saber oferece curso sobre arte e psicanálise

Publicado em: 01/04/2015 |

Apoiando-se nos filmes “Jogo de Cena” (2007), de Eduardo Coutinho, e “Freud Além da Alma” (1962), dirigido por John Huston e com roteiro de Jean-Paul Sartre, o curso “Verdade e Ficção: Encontros da Arte com a Psicanálise”, que será ministrado pelo psicanalista Sergio Zlotnic na Casa do Saber, procura flagrar o chamado “efeito câmera”, conceito que indica a suposta ação performática de uma pessoa ao se saber observada.

Com quatro encontros marcados às quintas-feiras, das 20h às 22h, o curso que começa no próximo dia 9 de abril tem inscrições abertas até sua data de início, com o limite de 30 vagas. Em relação ao conteúdo, Zlotnic vê conexões evidentes com as artes do palco: “Já há ficção mesmo quando ‘falamos a verdade’ (entre aspas – já que a noção de verdade é justamente o que está em xeque)”, explica. “Enfim, nesta perspectiva, o curso discute especialmente o tema dos processos criativos no campo da arte”.

Sergio Zlotnic (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Sergio Zlotnic é psicanalista; mestre, doutor e pós-doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e já desenvolveu pesquisas com subsídios da Capes, do CNPq e da FAPESP. Colaborador da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, desde 2010, em cursos de extensão sobre teatro e psicanálise, Zlotnic ainda assina sua própria coluna mensal no Portal da SP Escola de Teatro. Seus temas de investigação se referem aos diálogos entre a psicanálise e o campo das artes e, recentemente, lançou o livro de ficção Baleiazzzul, pela Editora Hedra, fazendo alusão ao atravessamento do processo psicanalítico. Com a Cia ZZZLOT de pesquisas teatrais, tem apresentado experimentos de dramaturgia que exploram as linguagens do teatro.

O investimento requerido para inscrição no curso é de R$ 640,00 (ou 3 X R$ 213,33). As inscrições podem ser feitas clicando aqui, mas também estão disponíveis no local ou por telefone: (11) 3707-8900.

“Verdade e Ficção: Encontros da Arte com a Psicanálise”
Quando: 9 a 30 de abril, às quintas-feiras, das 20h às 22 h
Onde: Casa do Saber
R. Dr. Mario Ferraz, 414