EN | ES

Cartas do Paraíso

Publicado em: 20/07/2011 |

“Acima da Linha do Equador, homens desafiam o mar tenebroso em busca de novos caminhos, de novas terras, quem sabe, um paraíso.

 

Abaixo da linha do Equador, outros homens dançam até seus corpos se tornarem leves e serem levados pelo vento, acima e além das grandes águas, para alguma terra sem males, quem sabe, um paraíso.”

 

Assim começa a descrição feita pela Boa Companhia sobre o espetáculo “Cartas do Paraíso”, atualmente em temporada por municípios do Estado de São Paulo e que tem a participação de Guilherme Catofaroni Guedes, aprendiz de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Guedes, que cuidou dos figurinos da montagem, observa que este não é seu primeiro trabalho junto com o grupo. “O meu contato com a Boa começou com outra peça, chamada “O Telefone de Giancarlo Menotti”, uma pequena opereta cômica dentro do Feverestival, que acontece todos os anos em Campinas. “Eu também fiz outros tipos de trabalho, como a pintura artística de uma mural de entrada do espaço da companhia.”

 

“Cartas do Paraíso” foi criada com base nos relatos de jesuítas e viajantes no início da colonização do Brasil. O choque entre as visões de mundo dos portugueses e  dos indígenas deu origem à poética luso-tropicalista, focada no encontro e mistura desses imaginários.

 

O resultado obtido é fruto de uma série de pesquisas bibliográficas, iconográficas e sonoras que o grupo desenvolveu, no entanto, sem buscar uma reconstrução histórica, mas sim compreender a ideia de paraíso presente no imaginário dos europeus que chegavam ao País. No caminho desta criação, o grupo foi incorporando diversas referências, que vão do movimento modernista ao tropicalismo, chegando até a globalização do mundo atual.

 

No elenco estão os atores Alexandre Caetano, Eduardo Osorio, Gustavo Valezi e Moacir Ferraz. A direção é assinada por Verônica Fabrini, a direção musical e a trilha sonora por Silas Oliveira, e iluminação por Cláudia Echenique.


Serviço

“Cartas do Paraíso”

Quando: 21 e 22/ 07, às 15h

Onde: Sesi Mauá

Avenida Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaíra

Tel.: (11) 4514-2555

Informações: http://www.boacompanhia.art.br/

Ingressos: Entrada Franca*

*Os ingressos serão distribuídos trinta minutos antes do início da apresentação.