EN | ES

Cartas de Despejo

Publicado em: 22/07/2011 |

Em “Cartas de Despejo”, novo espetáculo da Cia. Teatro da Vertigem, duas companheiras que trabalham em um salão de beleza vivem um drama singular: ao mesmo tempo em que buscam novas freguesas, correm o risco de perder o emprego, visto que o imóvel está prestes a ser vendido para uma construtora.

 

Dirigida por Roberto Audio e inspirada nos textos de Caio Fernando Abreu, a montagem tem desenho de luz de Guilherme Bonfanti e assistência de luz de Grissel Piguillem, coordenador e formadora do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, respectivamente. 

 

As relações humanas, segundo o diretor, são colocadas em primeiro plano. “A rotina dessas duas personagens, inquilinas de um ponto comercial onde funciona um salão de beleza, é influenciada pelo crescimento urbano desordenado. A especulação imobiliária, provocada pela construção de um luxuoso complexo residencial e comercial, pressiona os pequenos comerciantes da região a se mudarem. Nessa situação é que se encontram essas duas mulheres que, além de serem amigas, são companheiras de trabalho. Deparam-se com a solidão, dependem uma da outra. Sonham juntas.”

 

Outra característica da peça é a experimentação de novas formas de construção dramática nas quais personagens, dramaturgo e atores compõem uma estrutura narrativa metalinguística que “brinca” com a expectativa da plateia.

 

O Teatro da Vertigem, que se destaca na cena paulistana há quase 20 anos, inicia novas experiências neste ano. Atores, designer de luz e assistentes dirigem seus próprios processos em novos núcleos de criação. Ao mesmo tempo, o grupo segue focado nas pesquisas para a realização do espetáculo “Bom Retiro: La Paz”, que deve estrear em novembro.

 

Serviço

“Cartas de Despejo”

Quando: Dia 22 de julho, às 21h; dia 23, às 19; dia 24, às 21h

Onde: Sede do Teatro da Vertigem

Rua Treze de Maio, 240 – 1º Andar – Bela Vista

Tel.: (11) 3255-2713

Entrada Franca – Retirar senha uma hora antes

Lotação: 50 pessoas