Bolsistas do Programa Kairós fazem mostra de performances e peças

Publicado em: 13/12/2016 |

Todo semestre, a SP Escola de Teatro, por meio de seu Programa Kairós, seleciona aprendizes de todos os Cursos Regulares que estejam em condições de dificuldade socioeconômica. Os contemplados passam a receber, mensalmente, a Bolsa-Oportunidade, e também devem se envolver em atividades de contrapartida.

As atividades nas quais os bolsistas se inscrevem são variadas. É possível trabalhar como monitor de turmas dos cursos, aprender Jornalismo Cultural, participar de mesas de estudo e criar peças artísticas.

Na segunda-feira, dia 19 de dezembro, alguns bolsistas mostrarão o resultado de suas criações durante o semestre, em uma pequena mostra gratuita e aberta ao público. As três apresentações totalizam cerca de 120 minutos. Saiba mais sobre cada atração:

“Descrição de Imagem”, de Anderson Claudir (30 min.)
“Descrição de imagem”, obra de Heiner Muller,  sempre será um desafio para qualquer encenador. Descrito pelo próprio autor como um autodrama, o texto teatral performativo e não dramático abre inúmeras possibilidades para sua encenação. “Quem ou o quê pergunta pela imagem?” É dessa indagação que parte a investigação dessa montagem, além da necessidade de traçar um paralelo com a violência que presenciamos nos dias de hoje. Como o próprio autor disse: “Descrever uma imagem também é retocá-la com a escrita.”

Direção: Anderson Claudir. Elenco: Bruna Assis, Helena Miranda, PH Domingues e Robson Alexandre. Cenografia e Figurino: Duda Viana, Natalia Miyashiro e Suellen Souza. Iluminação: Olivia Muñoz. Sonoplastia: Denão.

“O Covil”, de Octávio Augusto (30 min.)
Boris não consegue mais fixar lembranças, tudo o atravessa sem deixar vestígios. Passado e futuro constantemente se confundem. Tudo piora ao encontrar uma carta de suicídio escrita por ele, a qual não se lembra de ter escrito e nem o que teria motivado esse desejo. A medida que se mantém sóbrio e sua consciência volta a se estabilizar, ele vai descobrir que a morte é a única porta para sua liberdade.

“Círculo de Ofensas Elogiosas”, de Aline Machado (20 min.)
As relações humanas em um contexto de gentileza e mútua compreensão.

Dramaturgia: Márcio Aquiles. Direção: Maurício Paroni. Elenco: Aline Machado, Caio Calvitti, Letícia Vieira, Marcelo Coelho. Iluminação: Tom Vieira.

Mostra de Performances da Bolsa-Oportunidade
SP Escola de Teatro – sede Roosevelt – sala R4
Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600

Segunda-feira, 19 de dezembro, 19h