SP Escola de Teatro

Béatrice Massin ministra oficina gratuita de Dança Barroca

Centro de Referência da Dança de SP recebe inscrições para oficina com coreógrafa francesa até 17 de setembro

Béatrice Massin – foto: Luc Barrovecchio

Entre 26 de setembro e 6 de outubro, a coreógrafa e pesquisadora francesa Béatrice Massin ministra gratuitamente, no Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRDSP), a oficina Técnica de Dança Barroca. Bailarinos, músicos, estudantes e interessados devem se inscrever presencialmente até 17 de setembro. As aulas ocorrem de segunda à quinta, das 13h30 às 15h30.
Professora da Sciences Po Paris e fundadora da companhia Fêtes Galantes, Massin foi responsável por inaugurar uma linguagem moderna do barroco em espetáculos como “Que ma Joie Demeure”, “Songes” e “La Belle au Bois Dormant”. A coreógrafa também é criadora do Atelier Baroque, célula de propagação da companhia, e da Pépinière de Chorégraphes, um laboratório coletivo de criação coreográfica.

Com 30 vagas, além de outras 15 para ouvintes, a oficina investigará possíveis intersecções entre pressupostos gestuais do “corpo barroco” e do “corpo contemporâneo”. Música, espaço, simetria, volume, peso, espiral, oposição, desequilíbrio, estados de atenção e de presença são alguns dos tópicos abordados durante o curso.

Para participar, é preciso entregar ficha de inscrição preenchida, currículo e carta de intenção na sede do CRDSP, que funciona às segundas, das 13h às 19h, e de terça a sábado, das 10h às 19h. Quem não reside em São Paulo, pode se inscrever por e-mail mediante apresentação de comprovante de residência.

As 30 vagas são reservadas para artistas profissionais e estudantes da dança e da música de escolas técnicas, particulares, livres e universidades. Já as 15 vagas para ouvintes são direcionadas a historiadores, pesquisadores, professores, estudantes e público em geral. Os inscritos que não tiverem possibilidade de frequentar a oficina completa, podem optar pela primeira ou segunda semana.
A iniciativa é parte do programa “Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos”, que conta ainda com o Ciclo de Palestras e Conferências Dançadas sobre a investigação do conceito “barroco”, realizado no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, entre 23 de setembro e 8 de outubro

Técnica de Dança, com Béatrice Massin
Data: 26/09 a 6/10 – seg, ter, qua e qui, das 13h30 às 15h30
Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo