Bate-papo online com Francisco Carlos: O teatro e a dramaturgia nacional

Publicado em: 07/05/2014 |

Teatro e dramaturgia nacional formam o tema do bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (8), das 16h às 17h, aqui no portal. O convidado desta edição será Francisco Carlos, dramaturgo e encenador amazonense radicado em São Paulo.

Atualmente, Francisco Carlos está em cartaz na Escola com o espetáculo “São Paulo Chicago”. Criada a partir da residência que o artista cumpriu na Instituição em 2013, a peça é um “experimento cênico sobre a história do bandeirismo paulista, com pontos de vista sobre essa história, críticas e controvérsias”, como explica o diretor. Primeira parte de um projeto que ganhará continuidade ao longo deste ano, o espetáculo acontece “num formato de ‘jam session cênica’ e desconstrói acontecimentos históricos paulistas de 1890 a 1930”.

O artista também estreiou em abril outras duas peças: “A Feia Lulu”, um projeto de Fause Haten, juntamente com outros criadores, no Teatro FAAP; e “TRÁGICA.3”, no CCBB-SP, um projeto de Guilherme Leme para o qual Francisco escreveu o monólogo de Electra.

Para participar da conversa, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

Sobre o participante

Dramaturgo e encenador amazonense radicado em São Paulo, dirigiu mais de 40 espetáculos de sua autoria, além de shows, óperas, vídeos, etc.

Desenvolveu trabalhos em Manaus, Belém, Brasília e Rio de Janeiro. Estudou Filosofia na Universidade do Amazonas (UFAM) e aplica esses conhecimentos em processos de invenção de um teatro poético-mítico-filosófico-etnográfico. Encenou, no Espaço dos Satyros (SP), entre 2009 e 2011, a Mostra de Peças dos Fenômenos Urbanos Extremos composta por: “Namorados da catedral bêbada” (indicada ao Shell de melhor texto), “Românticos da Idade Mídia” e “Banana mecânica”.

Dirigiu e encenou, em 2011, a Tetralogia Jaguar Cibernético, de sua autoria, no Sesc Pompeia. Com a Tetralogia “Jaguar Cibernético” e as Peças dos Fenômenos Urbanos Extremos foi considerado destaque do Fringe na 20ª edição do Festival de Curitiba. Atualmente coordena a Residência Teatral “Sonata fantasma bandeirante” na SP Escola de Teatro em parceria com o Instituto de Psicologia da USP.

Bate-papo online com Francisco Carlos

Tema: “Teatro e dramaturgia nacional”

Quando: Quinta-feira (08/05), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br