SP Escola de Teatro

Bate-papo online com Ana Pais

A dramaturga, pesquisadora, professora e crítica teatral portuguesa Ana Pais é a convidada do bate-papo online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta quinta-feira (10), das 16h às 17h, aqui no portal.

Na conversa virtual, Ana, que atualmente orienta o curso “Dramaturgismo no século XXI: procedimentos”, na SP Escola de Teatro, fala sobre dramaturgismo.

Ana Pais durante o curso

Participar é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e horário marcados.

Sobre a convidada

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, obteve o grau de Mestre em Estudos de Teatro, em 2002, na mesma Universidade. Ainda em 2002, inicia no jornal Público a atividade de crítica de teatro, que viria a desempenhar, em 2003, no Expresso.

Em 2004, publica “O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas” (Edições Colibri), com prefácio de André Lepecki.

Desde 2000, participa em colóquios nacionais e internacionais, tendo publicado vários artigos. Foi membro do júri do Prémio da Crítica da APCT nas edições de 2003, 2006 e 2007. Entre 2005 e 2010, lecionou na Escola Superior de Teatro e Cinema e, durante um ano, foi professora convidada da Universidade de Évora. Como dramaturgista, colaborou com criadores de teatro e dança em Portugal (João Brites, Miguel Seabra, Tiago Rodrigues, Rui Horta e Miguel Pereira).

Atualmente, termina o programa de doutoramento em Estudos de Teatro na Universidade de Lisboa sobre o tópico: “Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral”. No âmbito deste programa, foi visiting scholar na NYU – Tisch School of the Arts, entre 2011 e 2012.

Bate-papo online com Ana Pais

Tema: Dramaturgismo