Baseada em Strindberg, peça discute o papel da mulher na sociedade contemporânea

Publicado em: 13/09/2018 |

Os vários papéis que a sociedade espera da mulher estão no centro de “Senhora X, Senhorita Y”, espetáculo em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, até 29 de setembro. Com entrada gratuita, a montagem tem sessões quintas e sextas, às 20h, e sábados, às 18h.

‘Senhora X, Senhorita Y’ fica em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade até 29 de setembro. Foto: Manu Costa/Divulgação

Baseada na peça “A Mais Forte”, escrita pelo dramaturgo sueco August Strindberg em 1889, a montagem traz uma novidade com relação à obra original: a repetição do confronto das duas mulheres do título, mas em outros tempos e com outras circunstâncias.

Assim, surgem novas perspectivas sobre o lugar que cada uma dessas mulheres ocupa em relação à outra e em relação à sociedade. Com dramaturgia e direção assinadas por Silvana Garcia, o espetáculo questiona aspectos sociais, políticos e afetivos da mulher contemporânea.

Além de trazer novas possibilidades de interpretação para a discussão central, as repetições do encontro dão à encenação diferentes tons, como situações mais cômicas ou grotescas. No elenco estão Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto, todas integrantes da Damas Produções.

Três estudantes da SP Escola de Teatro participam de “Senhora X, Senhorita Y”: Andreia Mariano, do curso de Técnicas de Palco; Jéssica Catharine, de Iluminação, que faz a operação de luz do espetáculo; e Sol Faganello, do curso de Direção, que participa como atriz.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador